Festa das Luzes vai iluminar Joinville com arte, cultura e música

Festa das Luzes vai iluminar Joinville com arte, cultura e música

Facebook
Twitter
LinkedIn
Festa das Luzes vai iluminar Joinville com arte, cultura e música

Instalações, shows e projeções: Festa das Luzes volta a colorir Joinville
Evento vai transformar as ruas do Centro em um circuito de arte ao ar livre nos dias 28, 29 e 30 de junho

Nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024, a cidade de Joinville se prepara para receber um evento que promete encantar moradores e visitantes.

A segunda edição da Festa das Luzes de Joinville, realizada por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), transformará as praças e ruas centrais em um circuito de arte a céu aberto, apresentando uma fusão vibrante de luz, som e performance.

Durante três dias, das 15 às 22 horas, será possível explorar uma variedade de instalações lumínicas, experiências de vídeo-mapping imersivas e apresentações musicais que vão transportar os espectadores para um mundo de imaginação e beleza.

A programação musical, MAJ Sounds inicia a partir das 15 horas e, às 18 horas as luzes se acendem.

O circuito terá uma extensão total de 650 metros no centro da cidade, com atrações que serão distribuídas em prédios e espaços urbanos, ao longo dos seguintes endereços e locais: Rua Rio Branco, Rua Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, Rua do Príncipe, Ruas das Palmeiras, Praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Além disso, a Festa das Luzes de Joinville contará com performances ao vivo de artistas locais e internacionais, oferecendo uma oportunidade de interação e apreciação da cultura artística diversificada que a cidade tem a oferecer.

A edição desse ano também apresentará masterclasses com renomados artistas, proporcionando aos participantes a chance de aprimorar suas habilidades e explorar novas técnicas sob a orientação de profissionais experientes.

Talento joinvilense na organização

A organização da Festa das Luzes é do artista joinvilense Leandro Mendes, conhecido artisticamente como Vigas.

Ele é um talentoso artista multimídia, com obras em projeções de grande escala, instalações de luz, projeções 360º e live performance.

Com cerca de 15 anos de carreira, Vigas realizou apresentações nos principais centros do País, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de performances internacionais, como na Holanda, Japão e Espanha,

O artista já foi campeão do torneio internacional de VJ’s Videozone na Polônia; conquistou o 1º lugar em 4 edições da competição VJ TORNA International, realizada no México, Itália, África do Sul e Turquia. Vigas integrou a equipe que venceu o Emmy Award 2019 com a série “Hack the City”, criada pela National Geographic, na qual foi o protagonista.

“Acreditamos que a arte e a tecnologia têm o poder de provocar questionamentos, despertar sensações e criar conexões profundas.

Somos um espaço de encontros, onde mentes curiosas se unem para explorar novas oportunidades e dar vida a experiências extraordinárias.

Estamos determinados a iluminar o mundo com a nossa criatividade”, destaca o manifesto encabeçado por Vigas no projeto Festa das Luzes de Joinville.

Primeira edição foi em 2022

Essa será a segunda edição da Festa das Luzes Joinville.

A primeira edição foi realizada em 2022. Foram realizadas interações e projeções de luzes e efeitos em alguns prédios simbólicos da cidade, como o Palacete Schlemm, Museu Nacional de Imigração e Colonização, e também a realização do MAJ Sounds na Praça Nereu Ramos, localizada na rua do Príncipe.

O evento de 2022 contou com 16 artistas.

Todos estiveram envolvidos também em seis oficinas gratuitas de arte e tecnologia, instalações artísticas, performances de dança, teatro e circo, além de 14 horas de programação musical.

A Festa das Luzes de Joinville 2024 promete ser um evento imperdível para toda a família, reunindo pessoas de todas as idades para celebrar a magia da arte e da luz, numa experiência que coloca foco em outras belezas da cidade de Joinville como nunca visto.

Destaques da Programação 

Siga Flutuando: obra do multimídia paulista Flip que será realizada na Travessa Bachmann. Uma instalação inflável com oito metros de altura do artista multimídia, que será iluminada com luzes Led coloridas.

Mapping Schlemm: o tradicional Palacete Schlemm, localizado na esquina entre as ruas do Príncipe e Jerônimo Coelho, será iluminado com video mapping produzidos por diversos artistas.

String Theory: o destaque é a apresentação da escultura lumínica, do artista norte-americano Jason Peters. A obra será instalada na Praça Nereu Ramos.

Light Falls: instalação icônica do artista joinvilense Vigas, que estará na fachada do Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Essa será a primeira vez que a obra será apresentada em Joinville, depois de passar por quatro países.

Mostra Aberta: trabalhos de diversos artistas locais estarão em exposição  na Rua Rio Branco.

Nesse local haverá um painel de LED, com exibição de obras exclusivas de artistas joinvilenses.

Suave Ciclo: destaque na Festa das Luzes em 2022, a performance de arte e tecnologia volta na segunda edição do evento.

Em uma bicicleta, os artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta (VJ Suave),  estampam os prédios do circuito com luz, cores, tecnologia e formas animadas.

A Festa das Luzes também terá performances cênicas, música, dança e oficinas gratuitas de arte e tecnologia.

Para mais informações sobre a programação e como participar, visite o site oficial do evento em https://www.instagram.com/festadasluzesjlle/

A Festa das Luzes de Joinville conta com o apoio da Epson e Favretto e incentivo da Celesc, Tigre, Buschle & Lepper, Piraquê, Ciser, Schulz e Siedschlag Embalagens.

Agende-se

O que: Festa das Luzes

Quando: Nos dias 28, 29 e 30 de junho 

Horário: Das 15h às 22h 

Onde: No Centro de Joinville, nas Ruas: Rio Branco, Rua Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, Rua do Príncipe, Ruas das Palmeiras, Praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Quanto: Gratuito

Fonte: Mariana Woj

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress