De quarta-feira, 11, a domingo, 15, Pomerode vai concentrar as atenções dos amantes da literatura e das artes em Santa Catarina com o 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode). O evento que conecta a produção literária nacional à de expressão alemã terá mais de 70 atrações para todas as idades, com autores de best sellers, exposições, espetáculos de música e teatro, debates, oficinas, livraria e uma homenagem a Franz Kafka, um dos mais influentes autores do século XX.
O Flipomerode 2024 é 100% gratuito, mas os visitantes devem reservar os ingressos em flipomerode.com uma vez que os assentos são limitados. Serão cinco dias inteiros de atividades no Centro Cultural de Pomerode, ocupando o Teatro Municipal, o cinema, diversas salas e uma grande tenda.
Programe-se:
Quando: 11 a 15 de setembro de 2024
Horários de atividades: Qua, Qui e Sex (8h-21h), Sáb (9h30min-22h) e Dom (9h30min-21h)
Onde: Centro Cultural de Pomerode
Evento gratuito com reserva de ingressos: flipomerode.com
Abertura do Flipomerode 2024
A cerimônia de abertura do Flipomerode 2024 contará com espetáculo do Coral SCAR e da Orquestra Jovem da SCAR, às 19h de quarta (11), no Teatro Municipal. A programação, porém, começa bem mais cedo, às 8h. Ao longo do dia haverá contações de histórias, duas sessões de uma minioficina sobre Franz Kafka e várias outras atividades até 21h.
Casa Kafka
Espaço que propõe um mergulho no mundo kafkiano. A visitação inclui representações do escritor em sua mesa de trabalho e de uma das suas mais íntimas correspondentes: a escritora Milena Jesenská. No interior da casa, será possível entrar no quarto do personagem Gregor Samsa, do clássico “A Metamorfose”, com direito a uma barata de 1,5 metro de comprimento sobre a cama. As artistas plásticas Sandra Simioni e Lara Simioni Andrade Alves são as responsáveis pela elaboração da Casa Kafka, que funciona sem a necessidade de reserva prévia durante todo o horário de atividades do Flipomerode.
Exposições
Ainda na temática do homenageado, que completa 100 anos de falecimento em 2024, o Flipomerode apresenta duas exposições. A primeira é “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses”, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Austríaco e Embaixada da Áustria. A segunda é “Komplett Kafka”, criada pelo Goethe-Institut. São cartazes em que o premiado cartunista austríaco Nicolas Mahler ilustra vida e obra do personagem de forma espirituosa. Não é preciso reservar ingresso para visitar as exposições, que funcionam no período de atividades do Flipomerode.
Atrações internacionais
Dois escritores alemães com publicações conhecidas em diversos países virão ao Brasil pela primeira vez para participar do Flipomerode. A ilustradora e autora de livros infantis alemã Susanne Strasser, que já vendeu mais de 165 mil cópias no Brasil, é a atração principal da noite de quinta-feira (12). Ela assina obras muito queridas das famílias brasileiras, como “Posso Ficar no Meio?”, “A Raposa Vai de Carro” e “Baleia na Banheira”. Reiner Stach, biógrafo alemão de Franz Kafka, trabalhou por mais de uma década em milhares de páginas de diários, correspondências e fragmentos literários para reconstituir, em três volumes, vida e produção artística do escritor tcheco. Os dois primeiros livros da aclamada biografia foram lançados no Brasil pela editora Todavia. A palestra de Stach será no domingo (15), às 16h.
Autores brasileiros
Painéis no sábado (14) reunirão seis autores brasileiros contemporâneos conhecidos do público, com obras premiadas e que atraíram a atenção de milhares de leitores. Às 16h, os escritores Aline Bei, Estrela Ruiz Leminski e Ricardo Aleixo falarão sobre as diferentes linguagens da arte literária. Às 19h, Bernardo Carvalho, Natalia Timerman e Joca Reiners Terron conversarão sobre o lugar do gênero “Romance” na literatura atual.Saiba mais sobre cada um dos convidados do Flipomerode 2024 em flipomerode.com/atracoes.
Autores catarinenses
A programação do Flipomerode 2024 traz 18 nomes de escritores, professores e contadores de histórias nascidos em Santa Catarina ou radicados no Estado. Eles vão debater, mediar painéis, contar histórias e lançar seus livros durante o evento. Entre os destaques da programação está o painel “Formas de voltar pra casa: escrituras catarinas”, no domingo (15), às 14h. Nele autores do estado refletirão sobre seus processos criativos, obras e suas relações com o território. No mesmo dia, às 17h30, três poetas catarinenses falarão sobre: “Vertigem: prosa & poesia catarina”.
Livraria e editoras
A livraria oficial do 2º Flipomerode é a Refopajoli, que terá à venda títulos dos autores convidados e também obras variadas. Além da livraria, o festival vai abrir espaço para 10 editoras independentes apresentarem suas obras ao público. Ambas as atrações funcionam durante o período de atividades do festival.
Espetáculos
Além do espetáculo de abertura, a agenda do Flipomerode 2024 conta com apresentações de teatro de bonecos das companhias Trip Teatro (Rio do Sul) e Essaé (Joinville). Serão ao todo seis sessões. No sábado (14), às 21h, a performance “Kafkianas” vai mergulhar nas imagens mentais da literatura de Franz Kafka com experiências sensoriais, debates sobre texto e sobre o papel do editor. No domingo (15), às 19h30min, a escritora, cantora e compositora Estrela Ruiz Leminski fará o show de encerramento do festival, ao lado do marido, Téo Ruiz.
Contações de histórias
Ao todo, o Flipomerode terá mais de 30 contações de histórias, algumas delas bilíngues, com a participação de Gelson Bini (Palhoça), Leticia Liesenfeld (São Paulo), Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre) e Susanne Gattaz (São Paulo) e Didiê Kinsey (Balneário Camboriú). Escolas que fizeram inscrição prévia poderão participar levando as turmas para acompanhar as apresentações.
Programação completa
Os detalhes da programação, com horários, locais e currículos dos envolvidos estão disponíveis em flipomerode.com. É importante reservar os ingressos gratuitos, especialmente das sessões mais disputadas pelo público.
Flipomerode 2024
O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) é um projeto cultural realizado pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Flipomerode conta com o apoio da SCAR – Centro Cultural, Goethe-Institut, Centro Austríaco, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Câmara Literária de Pomerode (CLiP), e o incentivo de Kyly, Menegotti, Netzsch, Havan, Nugali, Agricopel, Lamitec, Mercotoys, Ekonova, Live!, Weiku, Usitim, Grupo Calesita, Impressora Mayer, All4labels, Karsten, Maral e Damenny.