O som dos tambores tomou conta do litoral catarinense na última semana. A primeira edição do TRA TUM DUM – Festival de Percussão Afro-brasileira de Balneário Camboriú promoveu oficinas, workshops e ações inclusivas voltadas à valorização da cultura musical. O evento contou com a iniciativa do músico e educador Luciano Candemil e reuniu cerca de 400 participantes entre os dias 20 e 28, com atividades realizadas na APAE de Balneário Camboriú e na Casa Linhares.
Mais de dois mil alunos da rede municipal também foram impactados pelas intervenções musicais do projeto, que levou a percussão para dentro das escolas da cidade.
As atividades foram divididas em dois circuitos: o Prático, com oficinas sobre fundamentos da percussão, e o Acadêmico, que reuniu três workshops com aprofundamento teórico sobre ritmos afro-brasileiros.
Um dos destaques do festival foram as oficinas de percussão realizadas na APAE de Balneário Camboriú, que estimularam o interesse dos estudantes pela música. Já nas escolas municipais, apresentações do Grupo de Maracatu Nova Lua levaram a força da tradição cultural para crianças e jovens.
O organizador Luciano Candemil destacou a relevância da primeira edição. “Foram dias especiais de trocas muito importantes de informação. Essa primeira edição surpreendeu positivamente pela quantidade de pessoas que se interessaram em participar e reverberar todo o conhecimento trazido pelos instrutores. Esperamos poder repetir o festival muitas outras vezes”, afirmou.
A realização contou com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pelo Ministério da Cultura, em edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.