Com a presença de convidados renomados do audiovisual, atividades especiais, exibições de filmes e um recorde de público, encerrou na quinta-feira, 20 de fevereiro, a 27ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai. O evento, um dos mais importantes da América Latina, premiou as melhores produções nas categorias de ficção, documentário e escolhas da crítica.
A produção brasileira “Malú”, dirigida por Pedro Freire, foi a grande vencedora do Prêmio Mauricio Litman de ficção. A atriz Yara de Novaes, protagonista do filme, levou o prêmio de “Melhor Atriz”. Na mesma categoria, Vinko Tomicic foi premiado como “Melhor Diretor” pelo filme “Salinas por El ladrón de perros” (Bolívia), e Néstor Cantillana como “Melhor Ator” por “Patio de chacales” (Chile).
O documentário “En la caliente”, de Fabien Pisani, venceu o Prêmio Lobo Marino, enquanto “Cuadrilátero” (Perú), de Daniel Rodríguez Risco, foi eleito o “Melhor Filme” pela Asociación de Críticos de Cine del Uruguay (Prêmio ACCU). O festival também destacou a realidade virtual e a participação feminina no audiovisual, com eventos como o encontro “Mulheres no Audiovisual” e uma masterclass sobre ferramentas tecnológicas para o cinema.
O 27º FICPUNTA marcou um recorde de público e reforçou a conexão entre o Uruguai e o Brasil, com o anúncio da exibição da “Mostra Pantalla Maldonado” no Festival Santa Cruz de Cinema, em junho. O evento foi organizado pela Prefeitura de Maldonado e contou com o apoio de profissionais renomados do setor.