Foz do Itajaí se consolida como segundo maior polo de empreendedoras em Santa Catarina, aponta Sebrae/SC

Foz do Itajaí se consolida como segundo maior polo de empreendedoras em Santa Catarina, aponta Sebrae/SC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
empreendedoras Foz do Itajaí,empreendedorismo feminino SC,Sebrae SC mulheres,pequenos negócios femininos

O Sebrae/SC atua diariamente como parceiro estratégico para incentivar e fortalecer o protagonismo feminino no empreendedorismo, oferecendo capacitação, orientação, apoio à formalização, acesso a crédito e estímulo à transformação digital. Em todo o estado de Santa Catarina, 489.775 mulheres lideram pequenos negócios, gerando renda, empregos e inovação nos territórios. A Foz do Itajaí ocupa posição de destaque nesse cenário, consolidando-se como o segundo maior polo de empreendedoras do estado.

Dados recentes do Observatório do Sebrae/SC apontam que a região soma 94.658 mulheres empreendedoras, das quais 94% (88.915) são proprietárias de pequenos negócios. O número reforça a relevância econômica e social do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento regional.

Essas mulheres representam muito mais do que estatísticas. São trajetórias marcadas por coragem, autonomia e inovação. “Ao fortalecer as empreendedoras da Foz do Itajaí — que muitas vezes equilibram família, trabalho e empresa — fortalecemos famílias, bairros, cidades e toda a economia catarinense”, avalia a gerente da Regional Foz, Juliana Bernardi Dall’antonia.

Como os pequenos negócios se organizam

Entre as 88.915 pequenas empresas lideradas por mulheres na Foz do Itajaí, 57.361 são MEIs, 26.959 são microempresas (ME) e 4.596 são empresas de pequeno porte (EPP). A maioria das empreendedoras tem entre 31 e 60 anos, faixa etária que representa 70% do total, evidenciando uma fase de maturidade profissional e pessoal.

O setor de serviços lidera a atuação feminina, concentrando 60,6% dos negócios, seguido pelo comércio (22,5%) e pela indústria (13,7%). Entre os segmentos mais comuns estão o comércio varejista de vestuário, salões de cabeleireiro, serviços de preparação de documentos e apoio administrativo, promoção de vendas e atividades ligadas à estética e beleza, demonstrando a diversidade e a força do empreendedorismo feminino no mercado regional.

Realização de um sonho

O sonho de abrir uma loja colaborativa em Brusque surgiu durante uma reunião da nova coordenação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Ampe, logo após Denise Lofhagen Motta Aragão assumir a presidência da associação. Diante das dificuldades enfrentadas por muitas empreendedoras, especialmente os altos custos para manter uma loja própria, Denise reuniu um grupo e deu início ao projeto que resultou na criação da loja “Cada Qual”.

Atualmente, o espaço reúne 30 associadas em uma área de 270 metros quadrados, contemplando diversos nichos, como artesanato, vestuário, costura criativa, crochê, calçados infantis e acessórios. Para Denise, o empreendimento simboliza a concretização de um sonho coletivo e uma oportunidade concreta de fortalecer o empreendedorismo feminino na região.

“Sabemos dos desafios que ainda virão, mas comemoramos os primeiros resultados: em apenas 30 dias, a loja registrou um faturamento surpreendente de 10 mil reais”, destaca. Ela reforça que o apoio do Sebrae/SC, por meio da Regional Foz, foi essencial para consolidar sua trajetória profissional e afirma que pretende compartilhar esse aprendizado com o grupo, garantindo mais segurança e preparo para a gestão. “Com otimismo e união, seguimos confiantes de que a ‘Cada Qual’ se tornará um sucesso”, finaliza.

Relacionados