Governo de Santa Catarina amplia uso de inteligência artificial na Jucesc para acelerar abertura e alteração de empresas

Governo de Santa Catarina amplia uso de inteligência artificial na Jucesc para acelerar abertura e alteração de empresas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Jucesc IA,abertura de empresas SC,Jorginho Mello inovação,Primex Santa Catarina,desburocratização empresarial

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) ampliou o uso de inteligência artificial (IA) em seus processos, marcando mais um avanço na desburocratização do ambiente de negócios no estado. A tecnologia, que até então era utilizada apenas na abertura de empresas, agora também dará suporte em atos de alteração contratual, como mudanças no quadro societário, atividades econômicas e dados cadastrais. A ampliação é considerada fundamental, já que esses atos ocorrem em grande volume dentro da autarquia.

O governador Jorginho Mello celebrou a iniciativa e reforçou a importância da modernização no serviço público. “O empreendedor catarinense é corajoso e tem pressa. Por isso, o poder público tem que atender melhor e mais rápido. A tecnologia é uma ferramenta muito importante e o Governo do Estado está cada vez mais digitalizado e moderno. Isso tudo para facilitar a vida do cidadão catarinense”, destacou.

Inteligência artificial acelera análises na Jucesc

A aplicação da IA ocorre especialmente na análise de documentos, auxiliando na detecção de irregularidades, identificação de prioridades e padronização de dados. Com isso, a ferramenta evita retrabalho, agiliza processos e oferece maior segurança jurídica aos empreendedores.

“O uso de inteligência artificial tem sido realidade desde meados de 2024. Agora estamos aprimorando essa ferramenta. Ela reduz o tempo de constituição de empresas, garante mais segurança, reduz erros e o ‘vai e vem’ de contratos entre a Junta Comercial e o empresário”, explicou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.

Após testes e treinamentos com servidores, os resultados se mostraram positivos. A partir de agosto, o novo módulo será disponibilizado também para contadores, advogados e empresários, ampliando o alcance da automatização e tornando os atos empresariais ainda mais rápidos.

Novo programa de modernização empresarial é sancionado

O governador Jorginho Mello sancionou em julho a criação do Programa de Incentivo à Modernização e Excelência Empresarial (Primex), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. A nova legislação permite à Jucesc adotar mais medidas voltadas à eficiência, inovação e integração de dados com outros órgãos do Poder Executivo estadual.

Com essa integração, o Governo de Santa Catarina poderá utilizar as informações da Jucesc para desenvolver políticas públicas, identificar demandas regionais e aperfeiçoar o planejamento estratégico.

“O objetivo principal do Primex é tornar a política pública mais eficiente. Vamos fazer isso com inovação e tecnologia, o que sempre foi uma diretriz do governador Jorginho Mello. O programa abre caminhos para reduzir ainda mais o tempo de abertura de empresas e garantir segurança jurídica”, acrescentou Baldissera.

Relacionados
plugins premium WordPress