Governo de Santa Catarina aprova melhorias nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc

Governo de Santa Catarina aprova melhorias nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Universidade Gratuita SC,Fumdesc,melhorias educação SC,Jorginho Mello,programas ensino superior

As alterações propostas pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), nas Leis nº 831 e nº 18.672, de 2023, que regulamentam os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), foram aprovadas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira (7). A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em consolidar e aprimorar programas que são referência nacional no acesso e permanência no ensino superior.

“São programas que realizam sonhos de milhares de catarinenses, que jamais imaginaram conseguir estudar no curso que sempre quiseram. E Santa Catarina ganha muito com o trabalho que eles vão devolver para a sociedade após a formatura. Precisamos cuidar desses programas que são patrimônio catarinense, pois este modelo é exclusivo no estado”, destacou o governador Jorginho Mello.

Os ajustes surgem a partir do acompanhamento realizado pelo Governo do Estado e de recomendações dos órgãos de controle. O objetivo é aperfeiçoar a execução dos programas, fortalecer a transparência e fiscalização, além de garantir maior eficiência na gestão dos recursos públicos.

“São duas iniciativas extremamente transformadoras, criadas pelo nosso governador Jorginho Mello com o objetivo de realizar sonhos. Todas as alterações propostas e agora aprovadas pela Alesc resultam de um trabalho conjunto para aperfeiçoar e cuidar dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. É, sem dúvida, um dia marcante para a educação catarinense”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Os programas apresentam impacto significativo: 82% dos beneficiados são estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Além disso, 85% conciliam estudos e trabalho, buscando garantir um futuro promissor em suas carreiras. Em apenas dois anos, já foram concedidos 54 mil benefícios.

Principais mudanças nos programas:

  • Fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização, garantindo maior legitimidade, participação social e efetividade nas decisões;

  • Definição de critérios objetivos de seleção dos beneficiados, com teto de R$ 1,5 milhão para os bens do grupo familiar e padronização da renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para todos os cursos;

  • Determinação de valor máximo para pagamento de cada mensalidade e alteração do cálculo do índice de carência (IC), dando maior peso a estudantes inscritos em cursos de graduação em engenharias e licenciaturas;

  • Ampliação das penalidades aplicadas aos estudantes que cometerem fraudes nos processos.

Relacionados
plugins premium WordPress