Governo Federal vai propor criação de novos cargos em universidades e institutos federais

Governo Federal vai propor criação de novos cargos em universidades e institutos federais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
novos cargos universidades,ampliação ensino técnico,institutos federais Brasil

O ministro Camilo Santana (Educação) anunciou nesta quarta-feira, 13 de agosto, que o Governo Federal encaminhará ao Congresso Nacional um projeto de lei para autorizar a abertura de novos cargos em universidades e institutos federais. Segundo ele, após a aprovação, as instituições poderão realizar concursos públicos para preencher as vagas.

A medida está alinhada ao plano de construção de 100 novos Institutos Federais e 10 novos campi universitários em todo o Brasil, contemplando a ampliação do quadro de professores e profissionais do ensino técnico.

“Estamos construindo 100 novos Institutos Federais e 10 novos campi em universidades. É fundamental ampliar o número de profissionais, tanto na área docente quanto no ensino técnico”, afirmou Camilo Santana no programa Bom Dia, Ministro.

O ministro destacou que a expansão da rede de ensino técnico responde a uma demanda dos estudantes. Em 2023, uma consulta sobre mudanças no ensino médio revelou que 85% dos alunos desejavam integrar o ensino médio ao ensino técnico.

Educação técnico-profissionalizante
Santana reforçou que o país conta, pela primeira vez, com uma política nacional de educação técnico-profissionalizante aprovada por lei, articulando redes federais e estaduais.

Ele também mencionou o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que prevê a revisão das dívidas estaduais e do Distrito Federal com a União. A proposta exige que 60% dos valores poupados sejam investidos em educação, com a meta de mais que dobrar o número de alunos do ensino técnico-profissionalizante nos próximos cinco anos.

Reconhecimento da educação
O ministro ainda comentou sobre o Prêmio MEC, cuja cerimônia ocorreu na segunda-feira (11 de agosto), premiando 116 vencedores entre estudantes, escolas e redes públicas estaduais e municipais. O evento, apelidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “Oscar da Educação”, contemplou oito categorias, incluindo creche, ensino fundamental, médio, técnico-profissionalizante, Enem e escola em tempo integral.

O programa Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com participação de veículos de comunicação de diversas regiões do país.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Relacionados
plugins premium WordPress