A Guarda Municipal de Balneário Camboriú, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG), deu início ao I Curso de Pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPARP) nesta segunda-feira (14). A capacitação, que segue até 18 de abril, oferece 40 horas/aula com treinamentos teóricos e práticos, incluindo operações diurnas e noturnas.
O curso reúne instrutores de elite de órgãos como:
- CORE/RJ (Coordenadoria de Recursos Especiais do Rio)
- BOPE/RJ (Batalhão de Operações Especiais)
- Receita Federal
- FAB/DECEA (Força Aérea Brasileira)
- Corpo de Bombeiros Militar de SC
- Polícia Militar do Paraná
- Defesa Civil de SC
18 profissionais de instituições como Polícia Científica de SC, Polícia Civil, Receita Federal e Guardas Municipais de cidades como Itapema, Joinville e Itajaí estão sendo treinados para operar drones de nível 3, equipados com câmeras térmicas e zoom avançado. A formação prepara os alunos para missões críticas, como:
✔ Busca e resgate em matas
✔ Monitoramento de desastres naturais
✔ Vigilância e reconhecimento
✔ Combate ao crime
Evaldo Hoffmann, secretário de Segurança de Balneário Camboriú, destacou:
“Este é nosso segundo curso em 2025, após o sucesso da formação em inteligência. Agora, capacitamos profissionais para operações com drones, essenciais no monitoramento criminal, respostas a deslizamentos e buscas estratégicas – um avanço para a segurança pública.”
A abertura do curso contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Nilson Probst, vereadores e representantes da FECONSEG e Rotary Club.