Na noite deste sábado, 31 de maio, uma ocorrência de emergência foi resolvida com sucesso graças à rápida atuação da Guarda Municipal de Balneário Camboriú. Uma criança engasgada, ainda bebê, foi salva por guardas municipais após o desespero de familiares e clientes no Fort Atacadista da Marginal Leste.
A guarnição da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) estava em patrulhamento quando foi abordada por populares, relatando que uma menina havia se engasgado e estava desacordada logo após a amamentação. A situação crítica mobilizou de imediato os guardas Alex Roussenq Amaral, Jonathan Neves Faust, Maycon Anderson Paulino e Luciano Rodrigues.
Com rapidez e preparo, os agentes realizaram a manobra de desobstrução das vias aéreas – Manobra de Heimlich –, técnica essencial em casos de engasgo infantil. Segundos após o procedimento, a criança voltou a respirar e foi entregue aos pais, em segurança.
Devido à estabilização imediata da bebê, não foi necessário acionar o serviço de emergência. A atuação dos guardas foi decisiva para evitar um desfecho trágico.