Hospital Dona Helena estrutura ações para implementação do ESG

Hospital Dona Helena estrutura ações para implementação do ESG

Facebook
Twitter
LinkedIn
Hospital Dona Helena estrutura ações para implementação do ESG

Centro de excelência em serviços médicos, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), acaba de implementar sua Comissão de ESG, com a posse dos membros efetivos e suplentes, realizada na sexta-feira, 14.

A instituição entra de maneira efetiva na jornada de governança ambiental, social e corporativa – os três pilares do ESG –, e passa a contar com consultoria externa em seus processos, visando condutas ainda mais sustentáveis para a operação.

“Instituição centenária, o Dona Helena sempre teve foco no futuro, tanto da saúde quanto da comunidade em que estamos inseridos.

E cuidar do nosso meio ambiente, ter políticas de inclusão, dentre outras ações, tudo isso faz parte dos esforços para o bem-estar da nossa e das próximas gerações”, explica José Tadeu Chechi, diretor-geral do hospital.

No segundo semestre de 2023, o Dona Helena tornou-se a primeira instituição de saúde catarinense a entrar no Registro Público de Emissões, plataforma pioneira no país para divulgação transparente dos inventários de emissões de gases de efeito estufa das organizações participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol.

O sistema se constitui na maior base de inventários organizacionais públicos da América Latina.

A instituição recebeu o Selo Prata do programa, a partir das informações sobre os impactos de sua atividade na emissão de gases de efeito estufa, o que sinaliza o reconhecimento pela iniciativa voluntária de transparência e exercício de responsabilidade socioambiental corporativa.

Outra medida é a economia de cerca de 400 mil litros de água por mês, provenientes do reaproveitamento da água da chuva em sanitários e no sistema de refrigeração, além da aplicação de redutores de pressão nas torneiras e chuveiros.

Recentemente, na área social, o hospital lançou o programa Entre&Laços, que tem como objetivo capacitar e incluir pessoas com deficiência dentro do quadro de funcionários e, também, para o mercado de trabalho.

O apoio a iniciativas externas também faz parte do escopo da Comissão do ESG, como o patrocínio da 1ª Corrida do Meio Ambiente Joinville, organizada pela entidade Lixo Zero.

A prova conta com Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, medalhas e troféus de materiais reciclados, frutas orgânicas e de produção local, além de relatório de indicadores de impacto da corrida, entre outras ações.

“O Dona Helena já tem como prática os pilares do ESG, buscando sustentabilidade econômica, governança corporativa e ações sociais.

Nesse novo passo, consolidamos essas ações, com uma comissão dedicada, a fim de garantir o aumento da eficiência dos processos produtivos, redução de custos, maior sustentabilidade e transparência, bem como adotar iniciativas ambientais”, reforça André Reeck, gerente de Controladoria e coordenador da comissão.

Para Carla Micheline Israel, consultora sênior ESG da Martinelli, a experiência será de aprendizado mútuo.

“É uma honra fazer parte desta jornada, principalmente porque estamos falando de uma instituição centenária, que já adota várias práticas em ESG decorrentes da sua preocupação constante com o atendimento humanizado ao paciente, excelente clima de trabalho para o colaborador e grande preocupação com o meio ambiente.

Não temos dúvida de que a nossa caminhada será de aprendizado recíproco”, reitera a consultora.

Na foto, o lançamento do programa Entre&Laços

Assessoria de imprensa Hospital Dona Helena:

Mercado de Comunicação. Jornalista responsável:

Guilherme Diefenthaeler

(reg. prof. 6207/RS).

WhatsApp (47) 98403-2745

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress