Idosos atendidos pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) participaram, na manhã desta terça-feira (19), de uma roda de conversa com advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Balneário Camboriú. O encontro teve como objetivo orientar o público acima de 60 anos sobre como se proteger de golpes e garantir seus direitos, especialmente relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Promovida pelo projeto “OAB pela Pessoa Idosa”, em parceria com a SPI, a atividade contou com a participação de 16 advogados e também serviu para sanar dúvidas dos participantes sobre seus direitos.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destacou que a SPI já oferece oficinas de tecnologia para ensinar os idosos a utilizar a internet e o celular de forma segura. “A OAB, através da roda de conversa, amplia esse trabalho, auxiliando os idosos a monitorarem seu extrato bancário e se protegerem de tentativas de golpe, principalmente relacionadas ao INSS”, afirmou.
A coordenadora do projeto, Sandra Bortolanza, reforçou a importância da parceria entre a OAB e o Poder Executivo, afirmando que o objetivo é abrir as portas da OAB e trazer informações que ajudem os idosos a se protegerem.
Para Maria Alice Guandalini, de 74 anos, a atividade foi essencial. “Foi tudo muito bem explicado. Eu mesma já caí em um golpe, então esse tipo de auxílio é muito importante. A parceria entre a OAB e a SPI é fundamental para proteger os idosos”, comentou.
OAB pela Pessoa Idosa
Criado em 2022 pela Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB/BC, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú e a SPI, o projeto oferece assistência jurídica gratuita a idosos em situação de vulnerabilidade social, especialmente em demandas relacionadas ao Direito Previdenciário.
O atendimento é realizado por advogados inscritos na OAB Balneário Camboriú, todas as quartas-feiras, das 13h às 17h, na sede da SPI (Rua 1822, nº 614, Centro). Para ser atendido, é necessário agendamento prévio pelo telefone (47) 3267-7054, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.