O Governo Federal divulgou nesta sexta-feira, 9 de maio, as datas oficiais do Enem 2025 – o principal exame educacional do Brasil, que abre portas para universidades públicas e privadas em todo o país. As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho. Já as provas objetivas e de redação serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil e pode ser utilizado em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de possibilitar o ingresso em universidades de Portugal conveniadas com o Inep.
“Tanto você que está no terceiro ano do ensino médio, vai concluir, que já concluiu e que quer ter a oportunidade de ir para a universidade, não percam a oportunidade”, declarou Camilo Santana, Ministro da Educação, em sua rede social X (antigo Twitter).
O edital com mais informações, como o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento, será divulgado em breve. O prazo para solicitar isenção da taxa terminou em 2 de maio.
O Enem avalia o desempenho acadêmico dos estudantes ao final da educação básica e, há mais de duas décadas, se consolidou como a principal ferramenta de acesso à educação superior no país. Os resultados do Enem também são usados como critério de seleção por diversas instituições de ensino, públicas e privadas, além de servir como parâmetro para auxílios estudantis.
Estudantes que desejam cursar a graduação em universidades portuguesas também podem utilizar as notas do Enem 2025, graças a acordos de cooperação internacional firmados com o Inep, que facilitam o uso da pontuação brasileira em processos seletivos no exterior.