Um novo capítulo começou para 411 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Itajaí, reconhecidos na noite de terça-feira (25) pela conclusão dos cursos de iniciação profissional desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A cerimônia, realizada no auditório da Igreja Reviver, reuniu famílias, autoridades e educadores em um momento marcado por emoção e sentimento de conquista.
Desde 2018, o programa oferece formação profissional aos alunos do 7º, 8º e 9º ano, com aulas no contraturno diretamente nas instalações do SENAI. Em 2024, mais de R$ 1,05 milhão foram investidos para garantir acesso aos cursos Competências para o Futuro (7º ano), Tecnologia e Inovação para o Futuro Profissional (8º ano) e Iniciação de Competências Profissionais e Empreendedoras (9º ano).
Durante o curso, os alunos aprendem conteúdos como Introdução à Comunicação e Postura Profissional, Saúde e Segurança no Trabalho, Introdução ao Empreendedorismo e Inovação I e II, Introdução aos Princípios de Mecânica, Informática e Robótica, Eletricidade Básica, entre outras unidades curriculares. O programa busca formar valores e atitudes, além de promover boa convivência, empatia, solidariedade, bem-estar e otimismo no ambiente escolar, familiar e comunitário — sempre com foco na seriedade dos processos de ensino e na preparação dos estudantes para o desenvolvimento de competências profissionais.
Para a secretária de Educação, Michélle Rigueira, os cursos representam um passo determinante para o amadurecimento dos estudantes. “É uma aprendizagem muito significativa para os nossos alunos do 7º, 8º e 9º ano, pensando na formação profissional de todos os nossos estudantes”, destacou.
Segundo Kátia Zimmermann Nolli, gerente de operações do SESI e SENAI na região, a formatura reforça o caráter transformador do programa, que oferece aos jovens uma base sólida para suas futuras escolhas profissionais. “Além de proporcionar conhecimento técnico, o programa abre portas para o mercado de trabalho e incentiva a continuidade dos estudos”, afirmou.
O vice-prefeito Rubens Angioletti ressaltou o impacto do desenvolvimento humano proporcionado pelo projeto. “O SENAI muda vidas. Eu mesmo fui incentivado pelo meu pai e fui aluno do SENAI, e lá aprendi também a ter disciplina e boa postura no ambiente profissional”, relembrou.
O prefeito Robison Coelho destacou o impacto social da iniciativa. “Esse é um momento muito especial! Essas crianças são o futuro da nossa cidade e devemos cuidar delas. Com iniciativas como essa, elas terão muito mais oportunidades”, afirmou. A noite de formatura reforçou o compromisso da Prefeitura de Itajaí e do SENAI com uma educação que prepara para a vida, oferecendo aos estudantes ferramentas essenciais para enfrentar desafios e construir um futuro repleto de possibilidades.







