Itajaí lidera simulado de desastres com excelência

Itajaí lidera simulado de desastres com excelência

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
simulado de desastres,Itajaí,defesa civil,gestão de risco,alerta de emergência,inundações em Itajaí,abrigo emergencial,sistema de gerenciamento de ocorrências,drones em mapeamento,decreto de emergência,ajuda humanitária,campanha de doações,resgate e salvamento,liberação do FGTS,participação comunitária

No domingo (18), a cidade de Itajaí realizou com sucesso um simulado de emergência com foco em inundações e gestão de desastres naturais. A mobilização ocorreu na região do Portal 1, próxima ao Ribeirão da Murta, e teve ampla participação da comunidade, além da integração de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e forças de segurança.

A operação começou com a ativação do Gabinete de Crise e, em seguida, a Defesa Civil de Itajaí emitiu um alerta sonoro. A população respondeu prontamente, dirigindo-se ao ponto de encontro no mercado Ranchão. No local, equipes da Defesa Civil e da assistência social encaminharam os moradores para o abrigo emergencial previamente definido.

Com o status elevado para Situação de Alerta/Emergência, o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências (SGO) foi ativado. Equipes de resgate e salvamento chegaram rapidamente ao ponto crítico, drones sobrevoaram a área para mapeamento de impactos das chuvas simuladas, e um decreto de emergência simbólico foi emitido para dar início às ações de resposta.

No período da tarde, a operação simulou o encerramento das chuvas, com a desmobilização do abrigo, limpeza das áreas afetadas e início do processo de recuperação pós-desastre. Instituições e voluntários organizaram uma campanha de doações de alimentos, produtos de limpeza e kits de higiene. Técnicos avaliaram os danos estruturais e iniciaram os trâmites simulados para liberação do FGTS e entrega de ajuda humanitária às famílias.

O simulado terminou com a homologação do decreto de emergência e uma homenagem às equipes envolvidas. Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Coronel Onir Mocellin, “a operação demonstrou que Itajaí está preparada para enfrentar situações críticas com agilidade, organização e participação ativa da população”.

Com esta ação, Itajaí consolida-se como referência nacional em gestão de riscos e resposta a desastres, servindo de modelo para outras cidades do Brasil.

Telefone de Emergência 24h da Defesa Civil de Itajaí: 199 ou (47) 3341-6199

Relacionados
plugins premium WordPress