Itajaí planeja construção de cinco novas escolas em bairros estratégicos

Itajaí planeja construção de cinco novas escolas em bairros estratégicos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
novas escolas Itajaí,educação Itajaí,projeto escola modelo,bairro Nossa Senhora das Graças,investimento educação SC

Investir em educação é fundamental para reduzir desigualdades, fomentar o desenvolvimento econômico e gerar renda, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto, a Prefeitura de Itajaí planeja a construção de cinco novas escolas da rede municipal de ensino.

Entre os projetos, destaca-se a escola técnica de tempo integral no bairro Nossa Senhora das Graças, a ser construída no terreno do antigo presídio, demolido em 19 de março de 2025, na Rua Pedro José João. A unidade será modelo, com projeto-básico em desenvolvimento pelas equipes de engenharia da Prefeitura. Uma audiência pública realizada em 14 de abril na Câmara de Vereadores de Itajaí ouviu a comunidade, que solicitou capacitação e atividades extracurriculares para crianças e jovens da região.

A escola atenderá do 6º ao 9º ano, oferecendo ensino regular no turno padrão e atividades extracurriculares no contraturno. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participará da estruturação da matriz curricular, que terá capacidade para mais de 300 estudantes. Com a finalização do projeto-básico, será iniciado o projeto-executivo e os encaminhamentos para execução da obra.

“De presídio a escola, esta é a nossa proposta para o terreno do bairro Nossa Senhora das Graças. Vamos investir cerca de R$ 9 milhões nesta unidade ‘modelo’, atendendo ao desejo da comunidade que foi ouvida”, afirmou o secretário de Educação, Silvano Amaro.

Duas escolas para o bairro Santa Regina
Com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, será construída uma escola no bairro Santa Regina, com terreno definido e edital de licitação a ser publicado nas próximas semanas. Além disso, uma creche na mesma localidade será construída com recursos do Governo Federal, e o edital já está publicado. Um segundo projeto para uma escola que atenderá a comunidade de São Francisco também está em desenvolvimento, com terreno já definido.

Nilo Bittencourt e Limoeiro
Outra unidade está prevista para o bairro São Vicente (Nilo Bittencourt), com projeto-básico em fase final e futura definição do projeto-executivo. Um terreno no bairro Limoeiro também está sendo analisado para construção de uma nova escola, conforme explicou o diretor-executivo de Planejamento Estratégico, Mark Caldeira.

Relacionados
plugins premium WordPress