Praias repletas de banhistas, hotéis com ocupação máxima e comércio aquecido. A presença de turistas, especialmente argentinos, pode ser observada em todos os cantos de Itapema, conforme aponta um levantamento do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau.
Segundo dados da entidade, no final de dezembro e em janeiro deste ano, a população flutuante da cidade, considerando apenas pessoas hospedadas, atingiu 800 mil visitantes. Esse número representa 10 vezes a quantidade de moradores fixos do município, que, de acordo com o Censo 2022, é de 75.940 habitantes. A maioria dos visitantes que passaram ou permanecem na região são argentinos, um cenário comum em outras cidades do litoral catarinense.
De acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), a cada 100 turistas que visitaram Santa Catarina nas primeiras duas semanas deste ano, 27 eram estrangeiros, sendo 22 deles argentinos. Esse número mais que dobrou em relação à temporada anterior, quando representavam 10% do total. Os dados fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela entidade.
Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a participação dos argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são compostos por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos.
Novas obras devem impulsionar ainda mais o turismo em Itapema
Apesar de a temporada 2023/2024 ser considerada um sucesso, o setor hoteleiro e turístico acredita que a próxima será ainda melhor. A expectativa tem um motivo claro: os projetos de melhoria da infraestrutura da cidade, como o alargamento da Meia Praia. Além do aumento da faixa de areia, o projeto inclui a revitalização de todo o balneário e a construção de uma avenida à beira-mar.
Prevista pela Prefeitura de Itapema, a abertura de uma faixa de rolamento na beira-mar, entre as ruas 165 e 321, conectará a Meia Praia ao Centro, ajudando a desafogar as vias principais. Além disso, o projeto prevê a implementação de um sistema de mobilidade e transporte integrado, ciclovias em toda a orla, estacionamentos e uma via de tráfego amigável, com facilidades para pedestres. Com isso, a Prefeitura espera melhorar a mobilidade na área central de Itapema.
A requalificação da praia também inclui a ampliação e fortalecimento do setor de bares, restaurantes, comércio e serviços à beira-mar, o que deve atrair mais investimentos e a instalação de novas operações. Isso impactará diretamente na procura por salas comerciais de frente para a praia e na valorização dos empreendimentos imobiliários à beira-mar.
A transformação da Meia Praia também passa pela revitalização da orla, que receberá novos equipamentos para promover inclusão, oferecendo opções de lazer, espaços para atividades físicas, áreas de contemplação, esportes, cultura e sociabilidade, além de nova iluminação e acessibilidade. O objetivo é aprimorar a experiência de moradores e visitantes, proporcionando mais conforto, bem-estar, lazer, esporte e diversão.