Itapema deve receber 300 ciclistas no lançamento da Rota da Tapera, novo circuito de cicloturismo

Itapema deve receber 300 ciclistas no lançamento da Rota da Tapera, novo circuito de cicloturismo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema com apoio da J.A. Russi, será realizado em 8 de dezembro (domingo), com trajeto de 48 km entre paisagens urbanas, áreas rurais e pontos turísticos como o Mirante do Encanto e Pedra da Cadeia no Alto Areal. As inscrições estão abertas até 7 de dezembro no link turismo.itapema.sc.gov.br/rotadatapera.

Conhecida por suas belezas naturais, Itapema dá mais um passo para se consolidar como destino de ecoturismo ao lançar o Circuito de Cicloturismo “Rota da Tapera”. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema com apoio da renomada construtora J.A. Russi, será realizado em 8 de dezembro (domingo) e deve reunir 300 ciclistas de diversas regiões. Com inscrições gratuitas até 7 de dezembro, o circuito oferece uma experiência de 48 km, combinando paisagens urbanas, áreas rurais e pontos turísticos como o Mirante do Encanto, Igreja São João Batista e Pedra da Cadeia. A concentração será às 7h, na Avenida Beira-Mar, esquina da Rua 165, com saída prevista para às 8h. Inscreva-se em: turismo.itapema.sc.gov.br/rotadatapera.

“O apoio a projetos como este reflete o compromisso da construtora com iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. A Rota da Tapera é mais do que um evento esportivo, é uma oportunidade de vivenciar a natureza,  fortalecer o turismo local e contribuir para a conscientização ambiental. Acreditamos que ações como essa estimulam a economia regional e criam experiências para moradores e visitantes, além de deixar um legado positivo para a cidade e suas futuras gerações”, destaca a presidente da J.A. Russi, Suzana de Fátima Russi Chiamenti.

O lançamento da Rota da Tapera tem como objetivo fomentar o ecoturismo, promover a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O cicloturismo, modalidade que alia lazer, saúde e baixo impacto ambiental, tem ganhado força como uma alternativa estratégica para impulsionar o turismo local. A prática também beneficia o comércio, gera empregos e reforça a identidade cultural da cidade, consolidando Itapema como um destino de excelência em ecoturismo.

“A Rota da Tapera reforça o compromisso de Itapema em se posicionar como referência nacional no ecoturismo e turismo sustentável. Este projeto não apenas atrai visitantes e movimenta a economia local, mas também promove a valorização dos nossos recursos naturais e culturais. Nosso objetivo é oferecer uma experiência única que conecte os turistas à essência de Itapema, enquanto impulsionamos o desenvolvimento econômico da cidade de forma integrada e sustentável”, ressalta Antônio Crispim, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema.

Durante o evento, serão oferecidos mecânicos para pequenos reparos, água para hidratação, escolta da Guarda Municipal para segurança de todos os participantes e suporte da Secretaria de Saúde.

Crescimento do setor

O ecoturismo no Brasil tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento cresce cerca de 20% ao ano no país, enquanto o turismo convencional avança a uma taxa de 7,5%. Além disso, pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio do Ministério do Turismo, revelou que o turismo de natureza e o ecoturismo já representam 60% do faturamento do setor no país. Além disso, este ano o Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo, segundo o portal US News & World Report. Foram levados em consideração critérios como: qualidade dos destinos, infraestrutura turística, segurança na prática de esportes radicais e o potencial para experiências inesquecíveis em meio à natureza.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.