Janeiro Branco: CAPS AD de Balneário Camboriú promove roda de conversa sobre saúde mental

Janeiro Branco: CAPS AD de Balneário Camboriú promove roda de conversa sobre saúde mental

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Janeiro Branco,saúde mental,CAPS AD,Balneário Camboriú,atendimento psicológico

Em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Balneário Camboriú promoveu, na manhã desta segunda-feira (19), uma roda de conversa voltada à reflexão e ao cuidado contínuo com a saúde mental. A atividade foi ministrada pela psicóloga Silvana de Souza Muniz e realizada nas dependências da unidade.

O encontro teve como foco principal a conscientização sobre saúde mental e a importância de manter esse cuidado ao longo de todo o ano. A roda de conversa reuniu pacientes das comunidades terapêuticas, proporcionando um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento de vínculos, em um ambiente acolhedor e de escuta ativa.

“A roda de conversa realizada no CAPS AD reforça a importância do acolhimento como ferramenta fundamental no cuidado com a saúde mental. Nosso compromisso, enquanto Secretaria de Saúde, é garantir um atendimento humanizado, com profissionais qualificados e uma rede estruturada para acolher cada pessoa em sua singularidade”, destacou a secretária de Saúde, Aline Leal.

A coordenadora do CAPS AD, Roseli Aparecida Alves da Silva, ressaltou que o Centro de Atenção Psicossocial oferece cuidado em saúde mental por meio da escuta, do acolhimento e do respeito às histórias individuais. “Cuidar da nossa saúde envolve o equilíbrio entre a saúde mental, física, social e espiritual, reconhecendo que todas essas dimensões estão interligadas e são fundamentais para o bem-estar”, afirmou.

Saúde oferece atendimento especializado

Entre psicologia e psiquiatria, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza mais de 2,3 mil consultas mensais. Atualmente, o município conta com 25 psicólogos e sete psiquiatras atuando na rede municipal, distribuídos no CAPS II, CAPS AD, Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Posto de Atenção Infantil (PAI) e no Ambulatório de Atenção Psicossocial.

Além disso, dois desses profissionais atendem diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e dos Municípios, com um psicólogo em cada Equipe Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (eMulti), ampliando o acesso ao cuidado psicológico na rede básica.

Relacionados