Unir esporte ao compromisso ambiental não é mais uma tendência, mas uma necessidade.
No dia 28 de junho, a partir das 7h, Joinville será palco da 2ª Corrida do Meio Ambiente, um evento que carrega o selo de “Lixo Zero”.
Com largada no Campus Park UniSociesc, a prova promete repetir o sucesso da primeira edição, que reuniu mais de mil atletas, consolidando-se como referência em eventos sustentáveis no Sul do Brasil.
O diferencial que atrai a atenção é a gestão rigorosa de resíduos.
Enquanto corridas convencionais geram muitos quilos de lixo ou descartes, a Corrida do Meio Ambiente tem a meta de desviar do aterro sanitário mais de 90% de tudo o que for gerado.
Isso é possível por meio de um ecossistema que inclui desde troféus e medalhas ecológicos até a presença de uma cooperativa de reciclagem e o encaminhamento das cascas de frutas para um sistema de compostagem, onde irão virar adubo e posteriormente nutrir a terra.
Consciência e atitude no esporte
A iniciativa é do Coletivo Joinville Lixo Zero, que busca sensibilizar a comunidade para o consumo responsável. Para a presidente do coletivo, Maria Carolina Campestrini – que une a expertise de engenheira ambiental à paixão de corredora – o evento é uma plataforma de educação ambiental prática.
“Esta corrida é o momento onde conectamos consciência e atitude.
Como corredora e entusiasta do conceito lixo zero, entendo que o esporte deve caminhar junto com o respeito ao nosso território.
Não estamos apenas entregando uma prova de rua, estamos demonstrando tecnicamente que é possível realizar grandes eventos com impacto ambiental positivo, gerenciando cada resíduo e transformando o que seria ‘lixo’ em recurso”, afirma Maria Carolina Campestrini.
O evento deste ano traz opções para todos os perfis, reforçando o caráter inclusivo:
- Distâncias: 3km e 7km (corrida e caminhada).
- Categorias Especiais: Kids, Kangoo e o projeto Pernas Solidárias.
- Diferenciais: feira sustentável com parceiros locais, kits de atleta com itens eco-friendly e frutas orgânicas para recuperação pós-prova.

Serviço e Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de junho (ou até atingir o limite técnico) por meio do site oficial.
Há opções de kits “Gold” (com camiseta) e “Econômico”.
- Data: 28 de junho de 2026 (domingo)
- Horário: Largada a partir das 7h
- Local: Campus Park UniSociesc (R. Pref. Helmuth Fallgatter, 3333 – Boa Vista)
- Inscrições: Link Ticket Sports
- Realização: Coletivo Joinville Lixo Zero
- Organização: Number Esportes
Informações para a imprensa
Tai Rodrigues | Anima Comunicação Viva
(47) 98864-3373 | tai@tairodrigues.com






