Nos próximos dias 24 e 26 de junho, os municípios de Lages e Coxilha Rica recebem as últimas visitas técnicas da etapa de capacitação do programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa”, que tem como objetivo promover o Turismo na região por meio da educação. A ação já envolveu mais de 400 profissionais, entre especialistas e educadores dos 18 municípios da Serra Catarinense, e tem a expectativa de impactar 50 mil alunos da rede pública municipal e estadual.
As visitas guiadas abordarão os temas Turismo Rural e Cultural, em Lages, e História e Tradição, em Coxilha Rica, encerrando o ciclo de capacitações dos professores multiplicadores. Eles serão os responsáveis por levar para a sala de aula, de forma lúdica e interativa, conceitos sobre turismo sustentável, valorização do patrimônio cultural e ambiental, ecoturismo, cultura local, gastronomia, tradições como as cavalgadas, além de histórias, crenças e lendas regionais.
O projeto é operacionalizado pelo Senac, em parceria com o Cisama (Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense) e com o apoio da Amures (Associação dos Municípios da Região da Serra). As cartilhas educativas, com mais de 100 páginas, trazem textos, imagens e QR codes que direcionam para vídeos das atrações turísticas, além de sugestões de atividades práticas para os professores utilizarem em sala e em projetos extracurriculares.
Produção colaborativa de conteúdo
O trabalho começou em junho de 2024, com a participação de 64 especialistas do setor de turismo, que contribuíram na produção de quatro cartilhas específicas para diferentes públicos: professores, anos iniciais, ensino fundamental e ensino médio. As informações foram levantadas em workshops realizados em Lages, Campo Belo do Sul e Urupema, onde os profissionais colaboraram na identificação e sistematização dos atrativos turísticos, culturais e históricos da Serra Catarinense.
Na sequência, as cartilhas foram validadas pelos especialistas e pelo comitê gestor do projeto. Paralelamente, os workshops de capacitação dos professores ocorreram em Cerro Negro, Urupema e Lages, preparando os docentes para atuarem como multiplicadores do conhecimento.
Com a versão online das cartilhas finalizada em abril, em maio começaram os City Tours educativos, com 11 visitas realizadas em 17 municípios, contemplando mais de 200 professores. Restam apenas duas visitas para encerrar a etapa:
24 de junho em Lages, com foco em Turismo Rural e Cultural
26 de junho em Coxilha Rica, com foco em História e Tradição
Durante os roteiros, os professores exploram atrativos turísticos, culturais, históricos, gastronômicos, arqueológicos e religiosos, além de práticas sustentáveis locais.
O lançamento das cartilhas impressas está previsto para julho de 2025, e o projeto continuará atendendo novos professores que ingressarem nas redes municipais e estaduais até 2026.