O Governo Federal autorizou, a partir desta quinta-feira, 15 de maio, a contratação de 2.713 novas moradias por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As unidades atendem às modalidades Rural, Entidades e FAR — subsidiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial. A ação impactará mais de 10 mil pessoas em 16 estados brasileiros, oferecendo a realização do sonho da casa própria.
Na modalidade Rural, foram destinadas 1.137 unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores do campo e comunidades rurais. Esta categoria permite que os projetos arquitetônicos sejam adaptados às necessidades locais e culturais do público beneficiado.
Por região, o Nordeste receberá 467 unidades, sendo a Bahia o estado mais beneficiado, com 191 moradias em municípios como Caetité, Cocos, Contendas do Sincorá, Coribe, Filadélfia e Riacho de Santana. Outros estados como Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também receberão novos imóveis.
Desde 2023, a região já foi contemplada com 174,7 mil Unidades Habitacionais (UHs).
Na região Norte, Amazonas, Pará e Acre receberão 300 moradias, com 50 unidades por município em cidades como Anori, Coari, Manacapuru, Santa Luzia do Pará, São Sebastião da Boa Vista e Bujari — totalizando 57,7 mil UHs autorizadas desde 2023.
O Sudeste terá 237 unidades, com destaque para Minas Gerais, que abrigará a maior parte. Também foram incluídas cidades do Espírito Santo, como Alegre e Muniz Freire. Desde a retomada do programa, já foram 92,7 mil UHs destinadas à região.
Na região Centro-Oeste, o município de Leopoldo Bulhões (GO) receberá 18 moradias. Já o Sul foi contemplado em todos os estados: Paraná (Londrina e Palmas), Rio Grande do Sul (Itacurubi), Santa Catarina (Rio Negrinho), totalizando 26 mil UHs desde 2023.
Na modalidade FAR, 860 novas unidades foram destinadas ao Rio Grande do Sul, com destaque para os empreendimentos Residencial Novo Cruzeiro 1 em Cruzeiro do Sul (500 UHs), Residencial Morada do Taquari em Arroio do Meio (200 UHs) e Moradas Ianduí em São Leopoldo (160 UHs). Esses projetos fazem parte das 42,6 mil UHs aprovadas para o Sul desde o ano passado.
Na modalidade Entidades, voltada à população de baixa renda organizada por entidades sem fins lucrativos, foram aprovadas 716 novas moradias. A Bahia terá destaque novamente com 600 UHs distribuídas entre Alagoinhas, Feira de Santana, Jaguaquara e Pintadas. A Paraíba, com São João do Cariri, e o Paraná, com Rio Bom e Perobal, também foram contemplados.
Desde 2023, já foram selecionadas 49,4 mil unidades habitacionais na modalidade Entidades em todo o país.