As formações do Programa de Participação com Educação Popular nos Territórios, promovido pelo Instituto Araxá, foram encerradas em Santa Catarina, com encontros realizados em Itapema, Rio do Sul e Canoinhas nos dias 8 e 9 de fevereiro. O evento reuniu mais de 100 participantes com a presença de lideranças comunitárias locais.
Durante os encontros, foram debatidos temas como contradições sociais, políticas públicas, desafios regionais, acesso à informação, história e cultura, comunicação e a integração de movimentos sociais e projetos coletivos. O objetivo foi fortalecer o entendimento sobre cidadania e os direitos da população.
Formadores do Evento
As formações foram conduzidas por Sonia Regina de Souza Fernandes, pedagoga e pesquisadora em Políticas e Processos Pedagógicos em Educação, Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá, Pedro Uczai, deputado federal e professor, e Marquito, deputado estadual e referência em agroecologia e movimentos populares.
Palavra do Fundador do Instituto Araxá
Joel Eyroff, fundador do Instituto Araxá, destacou a importância do programa:
“O Instituto Araxá sempre priorizou a autonomia e o protagonismo das pessoas em suas comunidades. O Programa de Participação Social continua a crescer e estamos muito felizes em formar novas lideranças em Santa Catarina. Nesta etapa, discutimos as Políticas Públicas, proporcionando aos participantes conhecimento sobre os direitos da população e a importância da cidadania para a transformação social.”
Próximos Encontros
Em março, o programa segue para a terceira etapa, com formações nas regiões de Extremo Sul, Serra Mar, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Alto Vale e Planalto Norte. O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social e, em Santa Catarina, conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai.