Mais de 120 pessoas participam da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social em Gaspar celebrando 20 anos do SUAS

Mais de 120 pessoas participam da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social em Gaspar celebrando 20 anos do SUAS

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Conferência de Assistência Social Gaspar,SUAS 20 anos,assistência social Gaspar,políticas públicas assistência,Instituto Araxá

A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Gaspar reuniu mais de 120 pessoas, entre servidores, usuários e representantes de organizações da sociedade civil, nos dias 2 e 3 de julho. Realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a Conferência foi organizada pela Prefeitura de Gaspar, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio do Instituto Araxá. O tema do evento foi “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência.”

Com dois dias de programação, o evento reuniu trabalhadores e usuários do SUAS para debates, votação de propostas e moções, além da eleição de delegados para representar o município na Conferência Estadual, prevista para o segundo semestre de 2025.

Na quarta-feira, 2 de julho, a abertura contou com a presença do prefeito Paulo Noberto Koerich, da primeira-dama Chayane Koerich, do presidente da Câmara de Vereadores Sr. Alexsandro Burnier, da secretária de Assistência Social Neusa Pasta Felizetti, da juíza da Vara Criminal da Comarca de Gaspar Dra. Camila Murara Nicoletti, da promotora de Justiça da Comarca de Gaspar Dra. Aline Bochi Moreira, e do major Eduardo João Steil. A cerimônia incluiu a leitura do regimento interno da Conferência e apresentações culturais com o coral e grupo de dança do CCI.

Terezinha Alves, Assessora Técnica dos Conselhos Municipais de Direitos de Gaspar, comemorou a realização do evento com grande público: “É uma grande satisfação ter a casa cheia hoje porque, mais do que conferir as ações da Secretaria de Assistência Social, este é um momento de convite à população para construir a política pública neste momento crucial da assistência social.”

Na quinta-feira, 3, a programação iniciou com palestra magna do Dr. David Tiago Cardoso, especialista em Psicologia Social e Cultura pela UFSC e psicólogo do SUAS da Prefeitura de Balneário Camboriú. Em seguida, os participantes dividiram-se em cinco grupos para debater e formular propostas e moções dentro dos eixos temáticos. Ao final, mais de 45 propostas e 14 moções foram aprovadas na plenária final.

Para encerrar, trabalhadores, servidores e usuários do SUAS elegeram os delegados que representarão Gaspar na Conferência Estadual de Assistência Social. Foram escolhidos Eduardo Joaquim de Mendonça (titular) e Roselei Zimmermann (suplente) para representar os usuários; Diego Afonso Morales (titular) e Sabrina Alice Schmit (suplente) para os trabalhadores e entidades socioassistenciais; e Terezinha Alves como representante governamental.

Diego Afonso Morales destacou seu compromisso: “Vou para a Conferência Estadual com o sentimento de dever a ser realizado, esperando voltar com a sensação do dever cumprido, levando nossas necessidades à administração pública para obter resultados reais.”

Celebrando o sucesso do evento, a secretária Neusa Pasta Felizetti agradeceu: “É motivo de muita emoção e orgulho. Foram dias de trabalho e organização, com o Instituto Araxá sempre presente e técnicos dedicados. Chegar à Conferência com frio e ter pessoas aqui discutindo a política da assistência social é muito importante. Agradeço aos usuários, à equipe, colegas da prefeitura e a todos os presentes. Muito obrigada!”

Relacionados
plugins premium WordPress