No último sábado (31), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Porto Escalvado realizou uma importante ação de vacinação, das 8h às 17h, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população local. Ao todo, 152 pessoas foram vacinadas durante o mutirão.
A senhora Maria Aparecida de Souza, de 87 anos, reforça a importância da imunização: “Você que ainda não tomou a vacina, venha se vacinar, pois é fundamental para prevenir doenças que podem ser graves e debilitantes.”
A maioria do público buscou a vacina contra Influenza, com 145 imunizados nessa categoria. Além disso, foram aplicadas doses contra outras doenças como tétano, poliomielite, dengue, hepatite B, febre amarela, covid-19 e HPV, totalizando 248 doses distribuídas.
O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, destacou que a ação visa ampliar a imunização da população, principalmente com a chegada do inverno. “Com o frio, as pessoas ficam mais em ambientes fechados, aumentando a circulação de vírus respiratórios. Por isso, é fundamental proteger a si e aos outros por meio da vacinação, que é gratuita e salva vidas.”
Santa Catarina já registrou 224 óbitos e mais de 5 mil hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, com 58% dos casos concentrados nos meses de abril e maio, motivando o Governo do Estado a declarar situação de emergência em saúde pública.
“Em Navegantes, apesar de estarmos com a situação relativamente controlada em comparação com cidades vizinhas, nosso foco é evitar complicações de saúde para a população e prevenir a superlotação dos hospitais e unidades de saúde locais”, finalizou Pablo.
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto