Mais de 80% dos bares e restaurantes em Santa Catarina projetam alta nas vendas no fim de ano, aponta Abrasel

Mais de 80% dos bares e restaurantes em Santa Catarina projetam alta nas vendas no fim de ano, aponta Abrasel

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Abrasel SC,bares e restaurantes Santa Catarina,turismo fim de ano,mercado gastronômico SC

O setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina projeta um cenário positivo para o encerramento de 2025. De acordo com levantamento da Abrasel, 82% dos empreendedores catarinenses esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 43% dos entrevistados, a alta deve chegar a até 10%.

O otimismo está diretamente ligado à expectativa de crescimento do fluxo turístico no estado. Em Florianópolis, são previstos 3 milhões de visitantes durante a Operação Verão 2025/2026, entre 15 de novembro e 15 de maio. Já Balneário Camboriú estima aumento de 20% a 25% no público internacional, com destaque para turistas argentinos e chilenos.

“Participamos recentemente da Feira Internacional de Turismo (FIT) em Buenos Aires para apresentar a diversidade gastronômica e a força do empreendedorismo catarinense. O retorno que tivemos sinaliza uma temporada promissora, impulsionada também pela ampliação das conexões aéreas. Serão 12 rotas ligando Santa Catarina a países da América do Sul, Caribe e Europa, com até 30 voos diários apenas para Buenos Aires”, afirmou Juliana Débastiani, presidente da Abrasel SC.

Apesar das projeções favoráveis, o cenário recente foi desafiador. Setembro registrou retração influenciada pela inflação e pelos impactos da crise do metanol, que atingiu a última semana do mês. No período, 33% das empresas catarinenses tiveram prejuízo; 31% dos empresários não conseguiram reajustar seus cardápios nos últimos 12 meses e 44% enfrentam pagamentos em atraso.

Os resultados estão alinhados ao Índice Abrasel-Stone, que apontou queda de -7,6% no volume de vendas em Santa Catarina em setembro. “Tivemos fatores externos que afetaram o movimento, mas o setor já volta o olhar ao fim de ano, período marcado por confraternizações, pelo aumento no turismo e pelo pagamento do 13º salário, que tradicionalmente impulsiona bares e restaurantes”, reforça a presidente da Abrasel SC.

Reforço nas equipes
Com expectativa de maior demanda, 39% dos estabelecimentos catarinenses planejam ampliar suas equipes, principalmente em funções operacionais como auxiliares de cozinha, garçons e atendentes. No entanto, empresários relatam dificuldades na contratação devido à falta de interessados e à carência de mão de obra qualificada.

Relacionados