Márcia Lopes destaca escuta ativa e pacto federativo na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Márcia Lopes destaca escuta ativa e pacto federativo na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
conferência políticas mulheres 2025,Márcia Lopes entrevista,autonomia econômica mulheres,pacto federativo igualdade,5ª CNPM Brasília

A ministra do Ministério das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou a importância da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) como espaço estratégico para escuta ativa, mobilização e construção de diretrizes para o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência será realizada em Brasília no dia 29 de setembro.

O evento tem como objetivo ampliar a participação feminina na formulação de políticas públicas e fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e os entes federativos. Entre os principais temas estão a igualdade de gênero no trabalho e na vida social, o enfrentamento da violência e discriminação, a autonomia econômica, o acesso a políticas públicas e a presença das mulheres nos espaços de decisão política.

A ministra explicou que a conferência resulta de uma ampla mobilização nacional, com mais de 1.400 conferências livres realizadas em municípios e territórios, onde mulheres debateram suas realidades e prioridades. “Cada grupo de mulheres tem sua especificidade. Estamos fazendo isso: conversando, ouvindo, escutando, implementando”, afirmou. “As mulheres são solidárias e se preocupam não só com suas vidas, mas com o território e a comunidade”.

A expectativa é reunir cerca de 3,5 mil mulheres de todas as regiões do Brasil na plenária nacional em Brasília. “No dia 29 de setembro, 3.500 mulheres vão encantar a Esplanada. Queremos anunciar o avanço dos estados aderindo ao pacto nacional, o mínimo que cada estado pode fazer para garantir compromisso com a vida das mulheres”, ressaltou Márcia Lopes.

Escuta ativa e articulação federativa são os pilares da conferência. O ministério acompanha e incentiva que estados, municípios e o Governo Federal desenvolvam planos nacionais. “Sairemos desta conferência com diretrizes concretas que definirão prioridades das políticas públicas a serem implementadas e ampliadas.”

A ministra destacou ainda o esforço do governo para promover a autonomia econômica feminina por meio de políticas estruturantes de inclusão produtiva, citando iniciativas como o Programa Acredita, que já beneficiou mais de um milhão de mulheres, a política nacional de economia solidária e parcerias com o Sistema S para capacitação e geração de renda.

“Temos lavanderias comunitárias que promovem inclusão produtiva nos territórios. Quando a mulher usa a lavanderia, ela libera tempo e encontra um espaço para organização, planejamento e geração de renda”, exemplificou. “Prevemos novos aportes orçamentários para ampliar essas ações, fortalecendo o empreendedorismo e a economia solidária.”

Ao concluir a entrevista, Márcia Lopes reafirmou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento das políticas para mulheres. “Este Brasil diverso exige muita atenção e competência técnica para dialogar e oferecer respostas cada vez melhores.”

O programa “Bom Dia, Ministra” foi uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa emissoras como Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC); Rádio Hora (Campo Grande/MS); Rádio Mariana (Mariana/MG); Rádio Verdinha (Fortaleza/CE); Portal Bem Paraná (Curitiba/PR); Rádio CBN (Goiânia/GO); Rádio Difusora (Macapá/AP) e Rádio CDN (Santa Maria/RS).

Relacionados
plugins premium WordPress