Marco Casamonti / Archea Associati recebe menção honrosa no The International Architecture Award® 2025 pelo projeto Auris Residenze

Marco Casamonti / Archea Associati recebe menção honrosa no The International Architecture Award® 2025 pelo projeto Auris Residenze

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Auris Residenze,Marco Casamonti,prêmio internacional arquitetura,Balneário Camboriú,arquitetura sustentável

Um dos escritórios de arquitetura mais premiados da Europa, Marco Casamonti / Archea Associati acaba de ser homenageado com uma menção honrosa no The International Architecture Award® 2025 (Prêmio Internacional de Arquitetura), concedido pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies e pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design. A premiação, anunciada em 1º de agosto, reconhece o projeto do Auris Residenze na categoria edifício multifamiliar. O empreendimento residencial de alto padrão será construído em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, no Brasil.

O projeto propõe uma integração orgânica entre forma, funcionalidade e paisagem urbana, refletindo o compromisso da Archea com a excelência arquitetônica, respeito ao entorno e diálogo entre culturas, com forte viés sustentável.

“O reconhecimento por uma instituição tão respeitada no cenário internacional reforça a relevância do projeto e a nossa dedicação à inovação arquitetônica de forma global e conectada com as identidades locais”, afirma o arquiteto Marco Casamonti, sócio fundador do escritório. O Auris Residenze destaca-se pela abordagem sensível da arquitetura italiana aplicada ao contexto brasileiro. Trata-se de um projeto icônico e exclusivo, jamais visto no país, desenvolvido com toda a sofisticação do design italiano. Localizado no centro da cidade, próximo à orla, o empreendimento propõe um novo olhar para a região com uma arquitetura viva, de design biofílico, integrando a natureza com a cidade, diferente dos convencionais arranha-céus. Com esse projeto, a filial brasileira da Archea marca sua estreia em edifícios residenciais no país.

O conceito do projeto é criar uma reaproximação, tanto simbólica quanto literal, à natureza, concebendo um edifício que seja quase um organismo vivo, transformando a paisagem da cidade repleta de construções padronizadas, propondo uma reflexão. Com uma fachada estratégica, que aproveita a luz natural e ao mesmo tempo cria sombreamento aos apartamentos, permite-se a manutenção da temperatura ideal. O Auris Residenze não é apenas um projeto arquitetônico, mas uma proposta que integra modernidade e respeito ao meio ambiente para promover um estilo de vida sustentável aos seus moradores.

O edifício Auris Residenze promete ser o projeto mais emblemático da região, inspirando não só o Brasil, mas o mundo, por sua originalidade e inovação, tão impressionante quanto uma obra-prima italiana. O visionário empreendimento no litoral catarinense, liderado pelo Fischer Group, ocupará um dos metros quadrados mais valorizados do país. A pretensão não é ser o mais ostensivo ou o mais alto prédio, mas sim o mais original, transformando a paisagem urbana e mostrando uma nova forma da arquitetura se relacionar com a vida das pessoas. As obras devem iniciar ainda em 2025, com previsão de término em 2029.

A sustentabilidade é um dos pilares fundamentais do Auris Residenze, refletindo compromisso profundo com o futuro. Desde o início, a Archea, membro do Green Building Council Brasil (GBCB), em parceria com a consultoria Petinelli, integrou práticas sustentáveis em todas as etapas do desenvolvimento. O empreendimento já conquistou os selos LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design), que comprova sustentabilidade e eficiência energética, e o WELL Building Standard, a primeira certificação mundial focada exclusivamente na saúde e bem-estar dos ocupantes do prédio. Assim, os moradores terão ar mais puro, com detectores de CO2, água filtrada em todo o edifício e tecnologias que reduzem o consumo de energia em 26%, o uso de ar-condicionado em 42% e o consumo de água em até 52%.

O novo projeto reforça o posicionamento de Balneário Camboriú como polo de arquitetura de vanguarda na América Latina, ao mesmo tempo em que consolida a presença internacional da Archea Associati no Brasil. “Entendemos que a nossa forma de trabalhar com arquitetura e design pode trazer forte contribuição ao país. Queremos realizar projetos que integrem cada vez mais a natureza com a vida urbana, propondo um novo olhar sobre arquitetura e sustentabilidade. Prêmios como esse confirmam que estamos no caminho certo”, explica Olivia Argentini, diretora da Archea Associati no Brasil. Este é o segundo prêmio conquistado pela filial brasileira, que no ano passado foi reconhecida pelo Global Future Design Awards 2024, na categoria design de interiores, pelo projeto do Wine Bar, do Parque Global, em São Paulo (SP).

O International Architecture Award®, organizado anualmente desde 2005, é o mais antigo e um dos mais prestigiados prêmios mundiais da arquitetura para edifícios, arquitetura paisagística e planejamento urbano, que homenageia projetos inovadores globalmente. A iniciativa celebra obras visionárias que redefinem os limites do design contemporâneo e contribuem para a transformação positiva das cidades e comunidades. Neste ano, o museu recebeu um número recorde de inscrições das mais importantes empresas internacionais, com quase 190 projetos selecionados por um júri internacional de renomados designers, dentre mais de 500 inscrições.

Ficha técnica | Auris Residenze (2024) | Santa Catarina, Brasil
Arquitetura: Marco Casamonti / Archea Associati
Equipe: Marco Casamonti, Silvia Fabi, Olivia Argentini, Sara Delloscarparo, Caroline Zorek, Pedro Magalhães
Cliente: Fischer Group
Artistas visuais: Domenico Pasculli e Francesco Dagostino

Auris Residenze,Marco Casamonti,prêmio internacional arquitetura,Balneário Camboriú,arquitetura sustentável Auris Residenze,Marco Casamonti,prêmio internacional arquitetura,Balneário Camboriú,arquitetura sustentável

Auris Residenze,Marco Casamonti,prêmio internacional arquitetura,Balneário Camboriú,arquitetura sustentável

Relacionados
plugins premium WordPress