A Defesa Civil de Itajaí orienta a população a evitar áreas baixas e ribeirinhas nos horários de pico da maré, especialmente entre 5h e 6h da manhã e entre 17h e 18h, até sexta-feira (1º), para prevenir riscos de alagamentos e garantir a segurança dos moradores.
O município permanece em alerta até quinta-feira (31) devido ao mar muito agitado, provocado por um ciclone extratropical que está se afastando, e à queda acentuada das temperaturas. Nesta quarta-feira (30), as ondas nas praias variam entre 2,5 e 3,5 metros, com possibilidade de ressaca. Em alto-mar, as ondas podem ultrapassar os 5 metros, o que representa perigo para pesca, navegação, esportes náuticos e risco de erosão costeira.
A maré astronômica contribui para a elevação do nível do mar, aumentando o risco de alagamentos em áreas vulneráveis. Na madrugada desta quarta, o pico da maré atingiu 1 metro por volta das 5h10. Foram registrados alagamentos pontuais em diversos pontos da cidade, como na Av. Prefeito Paulo Bauer – Centro (da região do Ferry Boat até o final da via), trechos da Rua Pedro Ferreira – Centro, especialmente próximo ao Banco do Brasil, Rua Felipe Schmidt – Centro, final da Rua Samuel Heusi – Centro, parte da própria Rua Felipe Schmidt, e na Rua Américo Meinicke – bairro Cordeiros de Baixo, área naturalmente suscetível a alagamentos.
Com a diminuição gradual dos ventos e das ondas esperada para os próximos dias, o frio, por sua vez, deve se intensificar, com temperaturas mínimas previstas abaixo de 10 °C durante as noites, madrugadas e manhãs.