Os microempreendedores individuais (MEIs) de Itajaí passam a contar com um importante apoio para o fortalecimento de seus negócios. O prefeito Robison José Coelho assinou, nesta quarta-feira (20), a portaria que designa oito servidores municipais como Agentes de Desenvolvimento, responsáveis por implementar ações que promovam o crescimento local e o incentivo ao empreendedorismo.
O papel do Agente de Desenvolvimento é estratégico para a execução das políticas públicas voltadas ao fomento de micro e pequenas empresas (MPEs). Sua atuação está vinculada à operacionalização da Lei Geral das MPEs, em parceria com instituições como o Sebrae/SC, visando impulsionar a economia municipal.
Entre as atribuições dos novos agentes estão: elaborar planos de trabalho para a implementação da Lei Geral, identificar lideranças locais nos setores público, privado e comunitário, organizar grupos de trabalho com representantes locais, promover articulação contínua com empreendedores, manter registros das atividades realizadas e auxiliar no cadastramento e engajamento dos MEIs.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será responsável pela coordenação técnica das atividades, oferecendo orientação estratégica e consolidando as ações previstas na política municipal de desenvolvimento econômico.
Os agentes serão fundamentais para aproximar a gestão pública dos empreendedores, criando um ambiente mais favorável para investimentos, geração de emprego e renda em Itajaí.