O Ministério das Comunicações (MCom) estará presente no 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, nos dias 18 e 19 de setembro, em Criciúma. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, o evento reunirá prefeitos, gestores públicos, secretários municipais e servidores de todo o Estado de Santa Catarina para discutir inovações e soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento urbano.
O coordenador-geral de Estudos e Conectividade, Thyago Braun, abordará os desafios da inclusão digital no Brasil e as principais políticas públicas da pasta, com foco em fomentar a inovação e a conectividade nos municípios, especialmente em regiões mais afastadas.
Entre os destaques está o Programa Wi-Fi Brasil, que oferece internet via satélite gratuita a escolas, unidades básicas de saúde (UBSs), associações comunitárias e outras instituições em áreas remotas.
Outro programa em pauta será o Computadores para Inclusão, que contempla três eixos: recondicionamento de computadores para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs), capacitação de jovens e adultos em cursos profissionalizantes e descarte adequado de resíduos eletrônicos.
“Temos avançado na inclusão digital e conectividade do país, conforme indicam dados recentes do IBGE. Mas sabemos que ainda há regiões no Brasil sem acesso adequado à internet”, afirmou Braun.
O coordenador também adiantou que, em breve, os municípios poderão aderir ao projeto-piloto de Luminárias Inteligentes, solução que integra iluminação pública com antenas 5G, Wi-Fi e câmeras de videomonitoramento, levando inovação e conectividade à gestão municipal.
A apresentação do MCom no congresso está marcada para 18 de setembro, às 9h50, no CRIO. Além de conhecer políticas públicas e cases de sucesso de diversas cidades, os participantes terão acesso a uma feira de soluções tecnológicas com a participação das empresas Voxcity Tecnologia, Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Portal de Compras Públicas, Sistema Traz Valor, DATAPROM, WebBrain, Binär Tech, Appso Tecnologia, Aprova, Contato Cloud e CPL Software. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também confirmou presença no evento.
As inscrições para o 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores e representantes de universidades ou entidades, podendo ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/rcd.