Em ação preventiva em todo o território nacional, o Governo do Brasil, por meio do Ministério das Mulheres e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançou parceria para ampliar o alcance da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher durante o Carnaval. A iniciativa incentiva a população a denunciar agressões, assédios ou importunações sexuais por meio do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.
A mensagem central da campanha,“Se liga, ou eu ligo 180. Governo do Brasil: do lado das mulheres, contra a violência no Carnaval”, será exibida em faixas instaladas na entrada e saída de postos da PRF nas 27 capitais brasileiras. A distribuição do material acontece às vésperas do período carnavalesco.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou a prioridade da ação: “Nosso objetivo é levar a mensagem para onde as pessoas estão, de forma clara e direta, seja nas rodovias e postos de grande circulação. Toda mulher precisa saber que não está sozinha”. A campanha também conta com a parceria de secretarias estaduais e municipais de políticas para mulheres.
A diretora de inteligência da PRF, Nadia Zilotti, destacou que a corporação utiliza inteligência policial para identificar e prender agressores com mandados de prisão em aberto. “Neste Carnaval, a parceria com o Ministério das Mulheres amplia ainda mais o alcance das nossas operações e fortalece as ações de prevenção às vítimas. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da vida e a proteção das mulheres em todo o país”, disse.
Em Brasília, as faixas poderão ser vistas na BR-040, km 0, na Unidade Operacional da PRF em Santa Maria, sendo replicadas em outros estados em unidades estratégicas da PRF.
Ligue 180
O Ligue 180 é um serviço gratuito e confidencial da Central de Atendimento à Mulher, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para denúncias anônimas em todo o território nacional. Também é possível acionar o canal via chat no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Compromisso nacional
O enfrentamento de todas as formas de violência contra mulheres integra o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, lançado em 4 de fevereiro, envolvendo os três poderes da República. A iniciativa adota o conceito “Todos juntos por todas”, mobilizando a sociedade, especialmente os homens, a assumirem papel ativo como aliados na prevenção e combate à violência.






