Ministro Luiz Marinho defende economia forte e alerta para impacto dos juros na geração de empregos formais

Ministro Luiz Marinho defende economia forte e alerta para impacto dos juros na geração de empregos formais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Luiz Marinho economia,empregos formais Brasil,FGTS trabalhadores domésticos,tarifaço Estados Unidos,juros economia

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou nesta terça-feira (25/9), em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, o bom momento da economia brasileira, que registrou em julho novo recorde de empregos formais. Segundo dados da PNAD Contínua, divulgados pelo IBGE, o país alcançou 39,1 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o maior patamar da série histórica, e a taxa de desemprego caiu para 5,6%, o menor índice desde 2012.

“Quando se retoma o processo de aceleração do crescimento, temos a possibilidade desse movimento continuar, com aumento da formalidade em relação à informalidade. Precisamos de uma economia sempre forte e organizada para sustentar esse movimento”, afirmou o ministro.

Apesar do cenário positivo, Luiz Marinho alertou que as altas taxas de juros praticadas no país podem frear esse processo, ampliando a informalidade. “Temos hoje um limitador que se chama juros praticado. O impacto dele é maior do que o tarifaço do Trump. Enquanto o tarifaço atinge setores específicos, os juros afetam toda a economia”, analisou.

Regularização do FGTS dos trabalhadores domésticos

No programa, o ministro também reforçou a importância de empregadores regularizarem o Fundo de Garantia do Tempo deServiço (FGTS) de trabalhadores domésticos. Atualmente, cerca de 80 mil empregadores estão em atraso. “Você terá a oportunidade de fazê-lo até o final de outubro sem nenhuma penalidade. Estamos abrindo uma janela para colocar em dia sem risco de multa”, orientou.

Esse grupo representa aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores domésticos no país.

Tarifaço dos Estados Unidos

Sobre o impacto das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, Luiz Marinho ressaltou que o Ministério do Trabalho e Emprego está preparado para apoiar empresas e trabalhadores. Ele destacou a possibilidade de acordos coletivos que permitam alternativas como antecipação de férias, suspensão temporária de contratos e postergação de contribuições.

O ministro lembrou ainda que o governo brasileiro tem adotado medidas para reduzir os efeitos das tarifas, como a abertura de novos mercados e o programa Brasil Soberano. “O impacto do tarifaço está sendo amenizado pela eficiência do governo do presidente Lula em agir rapidamente, garantindo apoio às empresas e manutenção de empregos”, completou.

Participação no programa

O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram desta edição veículos como a Rádio Nacional de Brasília, Portal Folha do Bico (TO), Rádio Grande FM (MS), Portal ND+ (SC), Rádio 98 News (MG), Rádio Litoral (SP) e Rádio Fan (SE).

Relacionados
plugins premium WordPress