A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, pretende concluir as mil castrações gratuitas itinerantes de cães e gatos no próximo mutirão, que será realizado entre 19 e 22 de dezembro. Os bairros atendidos serão Municípios, Centro, Vila Real e Nova Esperança (confira locais e horários ao fim do texto).
Os procedimentos cirúrgicos serão executados em um ônibus e em uma carreta, por meio das clínicas Castramóvel Brasil e Projeto Castração Ltda, respectivamente.
Para castrar o animal, o tutor deve cadastrá-lo pelo formulário on-line ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. As castrações serão previamente agendadas com os tutores inscritos. Serão atendidos prioritariamente animais de pessoas do Cadastro Único e de protetores, mas as inscrições estão abertas ao público geral.
Restam apenas 28 vagas. Até esta sexta-feira (12), 636 animais estavam cadastrados. Outros 336 já foram castrados nos mutirões realizados nos bairros São Judas Tadeu, Nações e Barra. Iniciada em 19 de outubro de 2025, a castração itinerante integra o Programa Castra Pet, lançado pela Prefeitura para o controle populacional de animais domésticos. Diferentemente de anos anteriores, quando o serviço ocorria em clínicas veterinárias, agora ele é ofertado em formato itinerante, com locais e datas definidos pela Secretaria.

“É uma honra ter conduzido a primeira ação de castração itinerante nos bairros de Balneário Camboriú, uma iniciativa que representa um grande avanço em prol da causa animal. Com o Castra Pet criado pela prefeita Juliana Pavan, levamos cuidado, responsabilidade e políticas públicas eficientes diretamente às comunidades, garantindo o bem-estar dos animais e o apoio às famílias que mais precisam. Estamos chegando à etapa final das mil castrações gratuitas, um marco importante para o controle populacional e para a promoção da saúde pública. Agradeço a todos os envolvidos e reforço nosso compromisso de seguir ampliando ações que protejam, acolham e valorizem nossos animais de estimação. Esta é uma conquista do Município, construída com dedicação e propósito”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.
Datas das próximas castrações
19/12/2025 (sexta-feira)
7h às 12h
Carreta
Bairro Municípios
Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia (Rua Biguaçu, nº 841)
20/12/2025 (sábado)
9h às 15h
Ônibus
Centro
Centro Educacional Municipal Vereador Santa (Rua 2328, s/n)
21/12/2025 (domingo)
9h às 15h
Ônibus
Bairro Vila Real
Quadra do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno – Projeto Oficinas Patinação (Rua Dom Abelardo, nº 400)
22/12/2025 (segunda-feira)
7h às 12h
Carreta
Bairro Nova Esperança
Universidade do Estado de Santa Catarina (Alameda Lourival Cesário Pereira, s/n)
Castra Pet
O programa Castra Pet disponibilizou mil castrações gratuitas de cães e gatos. Cada procedimento inclui consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e acompanhamento pós-operatório, caso necessário. O investimento do Município é de R$ 270.806 — sendo R$ 96 mil arrecadados durante a Festa dos Amigos, destinados ao Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Cadastramento
O cadastro pode ser realizado pelo formulário on-line ou via WhatsApp (47) 9982-1651.
Têm prioridade animais de tutores do Cadastro Único e de protetores independentes, porém a inscrição permanece aberta ao público em geral.
Idade e Raça dos Animais
Serão castrados cães e gatos de quatro meses a oito anos. Animais das raças pug, spitz alemão e bulldog não serão atendidos nos mutirões por necessitarem de exames específicos antes do procedimento.
Pré-operatório – Cuidados Necessários
No dia da castração:
Jejum pré-operatório obrigatório (sem jejum, o procedimento não será realizado);
Alimentar o cão às 6h;
Alimentar o gato às 9h;
Gatos devem ser transportados em caixa de transporte ou caixa de papelão (sem cobertor ou almofadas);
Cães devem estar em guia, com coleira e, se necessário, focinheira;
Levar um cobertor no dia da cirurgia;
Após o procedimento, o animal deve usar colar (cone) ou malha pós-cirúrgica obrigatoriamente.







