NEIs de Balneário Camboriú encerram 2025 com mostras pedagógicas e integração das famílias

NEIs de Balneário Camboriú encerram 2025 com mostras pedagógicas e integração das famílias

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
NEIs Balneário Camboriú,mostra de vivências,educação infantil

As mostras de vivências, realizadas nos últimos dias do ano letivo em todos os 27 Núcleos de Educação Infantil (NEIs) de Balneário Camboriú, têm como objetivo compartilhar com as famílias e a comunidade escolar parte das atividades desenvolvidas ao longo do semestre. As exposições de dezembro marcam o encerramento de um ciclo, especialmente para as crianças que deixam a educação infantil e seguem para o ensino fundamental.

O cronograma de ações, que inclui também confraternizações de encerramento, é orientado e validado pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc). Os professores selecionam algumas das vivências desenvolvidas nos projetos investigativos do semestre e as apresentam ao público, destacando aquelas que foram mais marcantes e significativas para os pequenos.

NEIs Balneário Camboriú,mostra de vivências,educação infantil NEIs Balneário Camboriú,mostra de vivências,educação infantil

“Aliada à mostra de vivências, acontece a entrega dos pareceres descritivos, que são as avaliações das crianças na educação infantil. E há sempre a orientação de que esse momento precisa ser realmente pedagógico. Então, as famílias precisam ser inseridas dentro do contexto pedagógico para entender a metodologia utilizada com as crianças, o porquê da existência dos projetos investigativos e o motivo dessa metodologia ser interessante na primeira infância”, explica a diretora do departamento, Francieli Taborda.

Durante as mostras, as crianças compartilham com suas famílias e entre turmas tudo o que aprenderam: desde o mistério da fada do dente para abordar saúde bucal, até estudos sobre o sistema solar; o descarte correto do plástico para a proteção das tartarugas marinhas; além de trabalhos com tintas naturais, pedras e outros elementos fornecidos pela natureza.

NEIs Balneário Camboriú,mostra de vivências,educação infantilNEIs Balneário Camboriú,mostra de vivências,educação infantil

“Eu gosto de pintar e me divertir, trabalhar com as pedrinhas e fazer amiguinhos. Nas férias eu vou passear e ir para a piscina, mas também vou sentir saudade da escola”, conta a pequena Helena, do Jardim I do NEI São Judas.

“A orientação é que haja um engajamento da escola junto às famílias de alguma forma, mesmo que seja por alguma vivência que pode ser feita junto com as famílias, seja em uma reunião mais sistematizada com as professoras ou em uma confraternização. A ideia é que o núcleo familiar entenda os processos pedagógicos que acontecem na educação infantil”, finaliza Francieli.

Relacionados
plugins premium WordPress