Nesta quinta-feira (19), a candidata à prefeitura de Balneário Camboriú pelo PSD, Juliana Pavan, liderou um bandeiraço na Avenida Palestina, no Bairro das Nações, onde nasceu e cresceu. O evento reuniu apoiadores e candidatos a vereadores da coligação “Juntos por toda Balneário Camboriú”, reforçando o compromisso com os moradores da região, que continua sendo o segundo maior bairro da cidade, com mais de 20 mil habitantes. Durante o evento, além de apresentar suas propostas para melhorias na saúde, segurança e infraestrutura, Juliana destacou uma importante iniciativa que criou no atual mandato de vereadora: a Lei que instituiu o Selo Empresa Amiga da Juventude.
Aprovado em 2021, o projeto tem como objetivo incentivar empresas locais a oferecerem oportunidades de primeiro emprego para jovens matriculados na rede municipal e estadual de ensino, ajudando a combater a evasão escolar e a preparar esses jovens para o mercado de trabalho.
*“Como Prefeita, vou aplicar a Lei que insere jovens no mercado de trabalho e fomenta o primeiro emprego”, diz Juliana.*
Apesar da aprovação por unanimidade e a sanção pelo Poder Executivo, o projeto nunca foi implementado devido à falta de interesse do governo municipal. “O Selo Empresa Amiga da Juventude é uma iniciativa que poderia ter colocado muitos jovens no mercado de trabalho. A lei foi literalmente engavetada. Na minha gestão, iremos aplicá-la em parceria com as empresas da cidade”, afirmou Juliana durante o evento.
O projeto prevê que empresas certificadas devem atender a critérios como oferecer estágios, promover a educação dos filhos dos funcionários e melhorar a qualidade de vida das famílias dos jovens. Juliana também sugeriu que essas empresas possam receber incentivos fiscais, como dedução de tributos, uma medida que dependeria da adesão do executivo municipal. O bandeiraço, marcado por forte interação com os moradores do bairro, reforçou o compromisso de Juliana com um futuro mais inclusivo e promissor para a juventude de Balneário Camboriú.
Texto e fotos: Ass. Juliana Pavan
Marcia Paranhos