O Programa Estação Juventude lançou um novo edital que vai destinar R$ 10 milhões para fomentar ações em 30 CEUs das Artes e Centros de Referência de Juventude em todo o país. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e busca ampliar o alcance das políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
Com prazo de inscrição até 25 de julho, o edital selecionará propostas de todas as regiões do Brasil (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste). Podem participar órgãos da Administração Pública Direta e Indireta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que sejam detentores de CEUs das Artes ou de Centros de Referência da Juventude.
“O edital é um investimento direto no futuro dos nossos jovens. Por meio da arte, da cultura e da educação não-formal, queremos proporcionar ferramentas para a emancipação, participação social e valorização dos territórios onde esses jovens vivem”, destacou Maria Carolina Prado Lage, coordenadora-geral de Articulação da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais.
Além de oficinas, cursos e projetos culturais, o programa promove acesso à tecnologia, formação para o mercado de trabalho e ações de prevenção à violência. O objetivo central é garantir o direito à cultura, estimular o sentimento de pertencimento e ampliar as perspectivas de vida da juventude brasileira.
Em 2024, o edital contemplou 20 equipamentos culturais, sendo 13 CEUs das Artes. Nesta nova edição, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance das ações, levando arte e cultura às comunidades periféricas e rurais, com apoio direto do Programa Territórios da Cultura.
Durante o 3º Seminário Nacional de Gestores Municipais de Juventude, realizado em Brasília, o coordenador Bruno Barreto e o ministro Márcio Macêdo reforçaram o compromisso com os jovens. “Quando levamos cursos de robótica e drones para áreas periféricas, os olhos dos meninos e meninas brilham. É isso que queremos: abrir caminhos reais para o futuro desses jovens”, afirmou Macêdo.