O DRX Tech Hospital já está em fase avançada de implantação. Com um edifício moderno de 11 mil metros quadrados distribuídos em sete pavimentos, o hospital iniciou suas operações com a inauguração do setor de hemodiálise da Fundação Pró-Rim, em março desse ano, que ocupa o terceiro andar. A expectativa é que, até fevereiro de 2025, o Centro Cirúrgico Ambulatorial e de Diagnóstico (CCAD) com três salas cirúrgicas esteja em pleno funcionamento, oferecendo também serviços essenciais como diagnósticos por imagem, endoscopia, laboratório de análises clínicas e patológicas, centro de oncologia e consultas médicas em diversas especialidades.
Também até o final do próximo ano, o hospital planeja inaugurar um centro cirúrgico completo com mais cinco salas, além de uma UTI com 20 leitos e 109 leitos de internação, capaz de realizar tratamento clínico e grandes operações como de câncer, cirurgia de pacientes traumatizados, cirurgias neurológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos, suprindo uma demanda importante da região em grande crescimento e onde um número elevado de pessoas necessita de cuidados hospitalares. E a expansão não para por aí: entre 2026 e 2027, estão previstos mais 100 leitos de internação, mais seis salas cirúrgicas, um centro especializado em saúde da mulher e um residencial sênior.
Impacto regional e competitividade
Além de sua infraestrutura de ponta, o DRX Tech Hospital destaca-se pela estratégia de se tornar um polo de referência em tecnologia médica e qualidade de atendimento. Equipamentos de última geração serão combinados com uma gestão altamente profissionalizada, focada na eficiência e na humanização dos serviços.
O hospital também se beneficiará da localização privilegiada, com fácil acesso pela BR-101, e das parcerias com universidades e centros de pesquisa, o que fortalecerá sua posição como um centro de excelência em saúde, pesquisa e ensino. “A colaboração com a Fundação Pró-Rim, reconhecida nacionalmente pelo tratamento de doenças renais, confere ao empreendimento uma credibilidade inquestionável. O DRX Tech Hospital, de Balneário Camboriú, não é apenas um novo hospital, mas uma resposta às necessidades urgentes da saúde pública em Santa Catarina”, salienta o Dr. José Aluísio Vieira, um dos principais nomes da nefrologia no Brasil, fundador da Fundação Pró-Rim e à frente deste novo empreendimento da saúde em Balneário Camboriú.
Com uma visão estratégica, infraestrutura moderna e um corpo clínico de excelência, ele considera que o hospital tem tudo para se tornar um marco na medicina da região, contribuindo significativamente para a qualidade de vida da população catarinense e para o desenvolvimento da saúde no estado.
Santa Catarina, especialmente a região de Balneário Camboriú e Itajaí, enfrenta um déficit significativo de leitos hospitalares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que existam três leitos para cada mil habitantes. No entanto, a região atualmente dispõe de apenas 1.067 leitos, muito aquém dos 2.243 necessários, conforme apontado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina. “Essa lacuna coloca em risco a qualidade do atendimento e aumenta a pressão sobre as unidades existentes. Neste contexto, o DRX Tech Hospital não é apenas uma adição bem-vinda, mas uma necessidade urgente. Ele não só ampliará a oferta de leitos, mas também oferecerá tratamentos de alta complexidade, algo que tem sido um gargalo na região”, pondera Dr. Vieira.
Vasta experiência à frente do projeto visionário
À frente do DRX Tech Hospital, Dr. José Aluísio Vieira, um dos principais nomes da nefrologia no Brasil e fundador da Fundação Pró-Rim. Com uma trajetória marcada por inovações no tratamento de pacientes renais e uma profunda ligação com a comunidade catarinense, ele traz para Balneário Camboriú um hospital geral que visa suprir as carências regionais em leitos hospitalares e atendimentos de alta complexidade em uma ampla gama de especialidades.
Segundo o fundador, o empreendimento é ambicioso e estratégico. Localizado na Rua Sergipe, no Bairro dos Estados, próximo à entrada principal de Balneário Camboriú pela BR-101, foi planejado para se tornar uma referência regional, capaz de atender tanto a população local quanto pacientes vindos de outras cidades do estado.