Novos cardápios escolares de Balneário Camboriú para 2026 já estão disponíveis no app BC Digital

Novos cardápios escolares de Balneário Camboriú para 2026 já estão disponíveis no app BC Digital

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
cardápio escolar Balneário Camboriú 2026,alimentação escolar Seduc,app BC Digital educação

Os novos cardápios escolares de 2026 da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú já podem ser consultados pela comunidade escolar. As opções estão disponíveis no site da Prefeitura e no aplicativo BC Digital, acessível para Android e iOS, na área “Educação”.

Todos os anos, a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação (Seduc) elabora os cardápios que integram a rotina alimentar dos alunos matriculados na rede municipal. Para 2026, foram preparados 14 cardápios diferentes, organizados conforme faixa etária e período de permanência na escola (parcial ou integral), com alternância semanal.

Da educação infantil ao ensino fundamental, crianças, adolescentes e adultos recebem refeições adequadas às necessidades nutricionais de cada etapa da vida. Os estudantes têm acesso de uma a quatro refeições diárias, conforme o turno. O Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), o Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) e o Polo de Altas Habilidades também contam com cardápios específicos.

Desde meados de 2025, a equipe formada por cinco nutricionistas planeja os cardápios do ano letivo seguinte, ouvindo as cozinheiras das unidades escolares e realizando testes de aceitabilidade com os alunos.

“Os cardápios são elaborados com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), seguindo diretrizes sobre quantidade mínima, nutrientes e descrição dos ingredientes, garantindo transparência para pais e comunidade”, explica a nutricionista da Seduc, Thais Rodrigues Guastalle.

Novidades para 2026

Nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs), o pão de queijo, introduzido em 2025, segue no cardápio. Para os lanches, haverá opções como salada de frutas, iogurte batido com polpa de manga, sanduíche natural e pizza saudável.

Além dos bolos já conhecidos — maçã, cacau e banana —, o bolo de milho passa a integrar o menu de algumas faixas etárias. Entre as refeições principais, entram o peixe assado com farinha de mandioca e o estrogonofe com batata assada.

Outro destaque é a eliminação total de alimentos ultraprocessados nos NEIs. Todos os itens servidos são preparados pelas cozinheiras das unidades, incluindo pães, bolos, requeijão e geleias.

No ensino fundamental, as novidades incluem risoto de frango, torta de peixe e estrogonofe de carne com batata assada. Para os lanches, haverá bolacha caseira, produzida com ingredientes da agricultura familiar, que também fornece alimentos como arroz, filé de tilápia, aipim e sucos.

Para os dias mais frios, foram planejadas substituições nutricionalmente equivalentes, como mingau no lugar de leite com aveia e chocolate quente substituindo o leite com cacau. No almoço e jantar, poderão ser servidos pratos típicos de inverno, como canja, arroz carreteiro, sopas e caldo de peixe. Os legumes variam entre salteados, refogados, assados e cozidos, com acompanhamentos como pirão e farofas de cenoura, couve, banana ou legumes.

Crianças com intolerâncias ou alergias alimentares, mediante laudo médico, contam com cardápios personalizados. “Muitas receitas não levam leite, pois entre 1 e 3 anos são comuns casos de intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca. Isso facilita a adaptação para essa faixa etária”, conclui a nutricionista.

Relacionados