A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do Núcleo de Prevenção ás Drogas e Pedofilia de Camboriú, e do Conselho Tutelar de Camború, apresentaram dados referentes ao ano de 2023 e início de 2024. Ao todo, foram registrados 130 casos de abusos sexuais infantis, sendo que a maioria são meninas. Neste mesmo período foram registrados ainda, 25 pessoas desaparecidas no município, sendo três adultos e 22 adolescentes. O Projeto Aninha, que acontece nas escolas que faz parte da rede municipal de ensino, atendeu 3.546 crianças.
“Foi um ano intenso e de muito trabalho, pois buscamos levar a mensagem da importância da prevenção e denúncia de abuso sexual infantil principalmente nas escolas. Presenciamos muito relatos emocionantes, que motivou e impulsionou inclusive a algumas crianças a nos pedirem ajuda, por isso, só tenho a agradecer a todos que contribuiram conosco nesta luta, que tem como objetivo proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou a coordenadora do Núcleo, Edneia Lunelli Galdino.
Os casos de abuso sexual infantil foram registrados nos bairros: Monte Alegre, Santa Regina, Tabuleiro, Areias, Cedro, Centro, Lídia Duarte, São Francisco de Assis, Rio Pequeno e interior. Entre os autores estão: padrasto, tios, pai, irmão, vizinho. Avô, cunhado, desconhecido, entre outros.
“Podemos dizer que a cidade de Camboriú tem em seu diferencial o o comprometimento com as crianças e adolescentes, pois compreendemos que elas necessitam de proteção e valorização. É importante esclarecer que não são só números que estamos falando, mas sim de ações de políticas públicas que contribuem muito para quebrar barreiras, encorajar denuncias, mas principalmente que pode cessar um ciclo da violência nas famílias”, ressaltou a presidente do Conselho Tutelar de Camboriú, Priscila Gervásio.
Denúncias podem ser realizadas através do Disque 100, que é um instrumento Nacional de canal de denúncias gratuito e sigiloso, que orienta, protege e previne de diversos males. Ou também no Núcleo de Prevenção ás Drogas e Pedofilia de Camboriú pelo telefone (47) 3365-0607 ou no site: www.nucleodecombateapedofilia.com.br . O telefone do plantão do Conselho Tutelar é (47) 99968-6372 .