“O que era depósito de lixo, hoje é depósito de sonhos”, diz André Fufuca sobre complexos esportivos em áreas vulneráveis

“O que era depósito de lixo, hoje é depósito de sonhos”, diz André Fufuca sobre complexos esportivos em áreas vulneráveis

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Arenas Brasil Novo PAC,complexos esportivos vulnerabilidade social,Bolsa Atleta 2026,TEAtivo inclusão autismo,Lei de Incentivo ao Esporte permanente,Universidade Federal do Esporte

O ministro André Fufuca afirmou que o programa Arenas Brasil está transformando áreas antes abandonadas em “depósitos de sonhos”, ao levar complexos esportivos a regiões de alta vulnerabilidade social.

O ministro do Esporte, André Fufuca, apresentou nesta quarta-feira (11/2), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, um panorama das principais políticas públicas voltadas ao fortalecimento do esporte no país, com foco na inclusão social, infraestrutura e alto rendimento.

Entre os destaques está o Arenas Brasil, iniciativa que integra o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC e prevê a implantação de 500 complexos esportivos públicos até o fim de 2026.

Arenas Brasil: esporte como transformação social

Na seleção realizada no ano passado, 260 municípios foram habilitados, somando investimento de R$ 390 milhões. As estruturas seguem um modelo padrão de 3 mil metros quadrados, com campo society com grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, playground e iluminação em LED.

Segundo Fufuca, os critérios de escolha priorizaram municípios com baixo IDH, alta vulnerabilidade social e maior número de beneficiários do Bolsa Família.

“O que era um depósito de lixo, hoje é um depósito de sonhos”, afirmou o ministro. “Áreas que antigamente não tinham nada hoje contam com uma estrutura esportiva digna e de qualidade para a sociedade.”

De acordo com ele, mais de 30 unidades já foram entregues e mais de 500 estão em construção. A meta, com apoio do Congresso Nacional, é ampliar o alcance para mais de mil cidades até o próximo ano.

TEAtivo: inclusão por meio do esporte

Outro programa destacado foi o TEAtivo, voltado à inclusão social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é realizada em parceria com a Apae Brasil e atende atualmente mais de 5 mil famílias nas capitais do Norte e Nordeste.

Voltado para jovens de 6 a 18 anos, o programa promove atividades esportivas adaptadas, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e a socialização.

“Esse programa é o primeiro da história do Ministério do Esporte que visa abrir as portas da inclusão para essas crianças. A sociedade não pode virar as costas, ela tem de abrir os braços”, afirmou Fufuca.

A meta do ministério é expandir o atendimento para capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste ainda este ano.

Bolsa Atleta bate recordes

O ministro também destacou o fortalecimento do Bolsa Atleta, que completou 20 anos e teve reajuste de 10,86% nos valores. Atualmente, mais de 10 mil esportistas são beneficiados.

Segundo Fufuca, 100% dos medalhistas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 tiveram apoio do programa ao longo da carreira. Dos 276 atletas que representaram o país, 241 (87,3%) eram bolsistas. Nas Paralimpíadas, o percentual foi ainda maior: 274 dos 279 convocados (98,2%) recebiam o benefício.

O Brasil encerrou Paris 2024 com 20 medalhas olímpicas e 89 medalhas paralímpicas, recorde histórico.

A lista definitiva dos contemplados pelo edital de 2026 deve ser divulgada até o fim de abril.

Lei de Incentivo permanente

Outra conquista destacada foi a transformação da Lei de Incentivo ao Esporte em política permanente, após a sanção da Lei Complementar nº 222/2025. A nova legislação garante continuidade aos projetos e amplia, a partir de 2028, a dedução do Imposto de Renda para empresas de 2% para 3%.

Desde 2023, segundo o ministro, mais de R$ 2,3 bilhões foram captados por meio da lei, beneficiando cerca de um milhão de pessoas.

Universidade Federal do Esporte

Fufuca também comentou a criação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), em Brasília. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado.

A instituição será a primeira universidade pública das Américas dedicada exclusivamente à formação na área esportiva, com cursos como marketing esportivo, economia do esporte, psicologia e medicina esportiva. A expectativa é que comece a operar em 2027.

O programa Bom Dia, Ministro é coproduzido pela Secom/PR e pela EBC, com participação de emissoras de rádio de diferentes estados.

Relacionados