Oficina de tecnologia da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú promove inclusão digital para idosos

Oficina de tecnologia da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú promove inclusão digital para idosos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
oficina de tecnologia para idosos,SPI Balneário Camboriú,aulas gratuitas de celular,inclusão digital terceira idade,Júlia Felipe Zattar Guerra

A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú realiza semanalmente uma oficina gratuita de tecnologia voltada à inclusão digital de pessoas idosas. A atividade ocorre todas as segundas-feiras, das 15h30 às 16h30, na sede da SPI (Rua 1822, nº 614 – Centro), com foco em ensinar o uso de redes sociais, aplicativos de comunicação e ferramentas digitais do cotidiano.

Com o apoio da voluntária Júlia Felipe Zattar Guerra, acadêmica de Relações Internacionais, os participantes utilizam seus próprios smartphones para praticar ações como navegação em sites, envio de e-mails, segurança digital e configuração de aplicativos como Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp. O conteúdo das aulas é personalizado conforme as principais dúvidas trazidas pelos próprios alunos.

“Este trabalho vai além da extensão universitária. É uma forma de repassar meus aprendizados e contribuir com quem mais precisa. Os idosos demonstram muito interesse nas aulas e querem aprender como usar os aplicativos com segurança”, afirma Júlia Felipe.

Além do aprendizado técnico, a oficina busca estimular a socialização, o acesso à cultura e à informação digital, oferecendo também apostilas e cronogramas de apoio impresso.

Depoimentos destacam os benefícios da oficina

Maria Helena Xavier, uma das participantes, celebrou o avanço pessoal:

“Eu me considerava analfabeta digital. Hoje aprendi não só a postar fotos e editar vídeos, mas também a proteger senhas, evitar vírus e golpes. Vale muito a pena participar.”

Elvira Zattar Guerra, avó da voluntária, também expressou sua satisfação:

“Assim como eu, muitos idosos precisam do auxílio das novas gerações para entender essas tecnologias. Tenho muito orgulho da minha neta e do impacto positivo que ela está gerando.”

Inscrições

As inscrições devem ser feitas com uma semana de antecedência, presencialmente na sede da SPI ou pelo telefone (47) 3267-7054. A iniciativa é parte do compromisso da secretaria em aproximar os idosos da realidade digital, promovendo autonomia, segurança e qualidade de vida.

“Precisamos incluir nossos idosos na era digital. A tecnologia abre muitas portas, e essa oficina tem mostrado resultados excelentes”, destaca o secretário Claudir Maciel.

Relacionados