O paratleta Rafael Lueders, de 46 anos, conquistou o tetracampeonato brasileiro de parasurf na categoria PS-S2 (parasurf stand 2), durante o Campeonato Brasileiro de Parasurf 2025, realizado em Porto de Galinhas (PE), no início de outubro. Bolsista da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Navegantes, o atleta celebra mais uma conquista importante na carreira.
“Eu estou muito feliz pelo resultado. Desde 2022 venho disputando os campeonatos brasileiros e mundiais, trazendo títulos para Navegantes, então é gratificante estar sendo reconhecido pelas conquistas”, destacou Rafael.
Com o título, o navegantino garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Parasurf, que será disputado em novembro, nos Estados Unidos. Rafael é bicampeão mundial na categoria PS-S2 e agora vai em busca do tricampeonato.
Trajetória no esporte
Rafael começou a surfar aos oito anos, influenciado pelos irmãos, e chegou a competir em torneios amadores. Em 2005, sofreu um grave acidente, que causou uma mononeuropatia sensitivomotora do nervo fibular comum esquerdo, resultando em perda parcial dos movimentos do pé esquerdo.
Após anos afastado das competições, ele retornou em 2021, com o início das provas paradesportivas promovidas pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). No ano seguinte, passou a integrar a seleção brasileira de parasurf, conquistando títulos nacionais e internacionais.
Em Navegantes, Rafael recebe o apoio da Fundação Municipal de Esporte (FME) por meio do programa Bolsa Atleta, benefício que mantém há três anos.
Foto: Divulgação / Fundação Municipal de Esporte
✍️ Texto: Rodrigo Ramos