PASSAGENS AÉREAS MAIS CARAS
Passagens aéreas continuam sendo principal entrave para o turismo e estão cada vez mais caras. A prévia da inflação de julho confirma isso e o IPCA-15, revelou alta de 0,33% nos preços no Brasil, com destaque para o aumento expressivo, que subiram 19,86% no mês e contribuíram significativamente para a aceleração do grupo Transportes. O dado foi divulgado na última sexta-feira (25) pelo IBGE. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,30%, acima dos 5,27% registrados até junho. Some-se a isso a alta nos preços das taxas de embarque e demais taxas. Em junho, a taxa mensal havia sido de 0,26%. Entre os nove grupos pesquisados, cinco registraram alta. O maior impacto veio do grupo habitação (0,98%), influenciado principalmente pela alta de 3,01% na energia elétrica residencial, motivada pela manutenção da bandeira vermelha patamar um, que impõe cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. No grupo Transportes (0,67%), o principal vilão continua sendo o aumento das passagens aéreas, com impacto de 0,11% no índice geral. O transporte por aplicativo também teve alta expressiva de 14,55%. A inflação também avançou em despesas pessoais (0,25%), puxadas pelo reajuste nos jogos de azar (3,34%) (e ainda pensam em querer liberar os cassinos), e em saúde e cuidados pessoais (0,21%), com alta de 0,35% nos planos de saúde. Os reajustes autorizados pela ANS, de até 7,16%, começaram a ser incorporados ao índice. Com o atual desgoverno, daqui pra frente é só pra trás. E nós que viajamos, que vamos aos supermercados… sabemos que os índices acima são insignificantes em relação a realidade que vivemos. São, no mínimo, o triplo.

AUMENTO DAS TAXAS

A exemplo do que comentei acima, a Aviação Civil (ANAC) publicou na última quinta-feira (24) a Portaria nº 17.472/2025, que reajusta os tetos das tarifas aeroportuárias do Aeroporto Internacional de Brasília (BSB). As novas taxas, que incluem embarque doméstico e internacional. A tarifa de embarque doméstico passa de R$ 30,95 para R$ 32,87. Já a internacional sobe de R$ 66,97 para R$ 71,12, um acréscimo de 6,2%. A cobrança é feita diretamente ao passageiro no momento da compra da passagem aérea. Este é o segundo aumento na tarifa internacional neste mês: no início de julho, o valor já havia subido 22%, de R$ 54,77 para R$ 66,97. Além da taxa de embarque, o reajuste atinge outras tarifas pagas pelas companhias aéreas ou operadores, como conexão de passageiros, pouso e permanência de aeronaves, todas com aumento de 6,2%. As tarifas de armazenagem e capatazia de cargas subiram 5,35%. Os percentuais foram calculados com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre junho de 2024 e junho de 2025, conforme previsto no contrato de concessão. A atualização tem como objetivo manter o equilíbrio econômico-financeiro da operação aeroportuária. O absurdo é tão grande que, o novo reajuste ocorre em meio à crescente projeção do terminal brasiliense, que foi classificado como o 4º melhor aeroporto do mundo na categoria de médio porte pelo ranking AirHelp Score 2024.

AEROPORTOS NA EUROPA – NOVAS REGRAS

Finalmente os aeroportos da União Europeia estão prestes a flexibilizar uma das restrições mais impopulares da aviação comercial: O limite de 100 ml para líquidos, aerossóis e géis na bagagem de mão. A mudança será possível graças à instalação de novos sistemas de rastreio, capazes de identificar com precisão potenciais ameaças, incluindo explosivos líquidos. A expectativa é que os procedimentos de segurança se tornem mais eficientes e menos restritivos para os passageiros e que também em breve tempo venha a funcionar também no Brasil. A Comissão Europeia confirmou que a transição está em curso, com base em tecnologias de detecção avançada que já foram testadas com sucesso e aprovadas pela Conferência Europeia da Aviação Civil (ECAC) em junho de 2025. Agora, cada fabricante precisa submeter seus equipamentos a testes individuais. Após a aprovação, os sistemas poderão ser liberados oficialmente para uso nos aeroportos, o que pode acontecer “nos próximos dias”, segundo um porta-voz da Comissão. Mas atenção, até isso virar realidade, a regra dos 100 ml continua valendo. A maioria dos aeroportos da UE ainda opera com equipamentos tradicionais de raio-X, que não têm a precisão necessária para identificar explosivos líquidos. Além disso, uma restrição técnica temporária imposta pela Comissão Europeia no verão de 2024 também adiou a implementação dos novos sistemas, enquanto ajustes operacionais e testes complementares eram conduzidos. Alguns aeroportos já começaram a adotar a nova tecnologia. Na Itália, por exemplo, terminais em Roma e Milão já contam com os novos equipamentos. Outros países, como Alemanha, Irlanda, Lituânia, Malta, Suécia e Países Baixos, também estão entre os que devem implementar o sistema assim que a aprovação final for concedida. A mudança, no entanto, ocorrerá de forma gradual, uma vez que a instalação depende da infraestrutura e dos recursos disponíveis em cada aeroporto.

FESTIVAL DAS FLORES DE INVERNO

Joinville, a Capital Nacional da Dança, também é a Cidade das Flores. E para receber o público que vem à cidade para aproveitar as férias de julho ou participar do maior Festival de Dança do Mundo, o Festival das Flores de Inverno é mais uma atração que vai encantar pela beleza das cores e formas. Realizado pela AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, o Festival das Flores de Inverno ocorre até o dia 2 de agosto (sábado), das 9h às 17h, no Parque das Orquídeas Adalberto Schmalz, na sede da AJAO, na rua Saguaçu, 212 (subida para o Mirante). A entrada é gratuita. Na área de exposições do Parque, o público pode contemplar a exposição com orquídeas de diversas espécies, além de outras flores e plantas ornamentais. Ocupando espaço de destaque, o Pódio das Campeãs enaltece a beleza das plantas eleitas as mais belas do Festival, em diversas categorias. Para quem deseja incrementar seu orquidário, jardim ou embelezar o seu espaço preferido, o Festival das Flores de Inverno terá venda de orquídeas, flores e plantas ornamentais, comercializadas por orquidófilos e produtores associados da AJAO. Para completar o passeio ao Festival das Flores de Inverno, a sugestão é a gastronomia. Fundada em 1938, a AJAO – Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas é uma das mais antigas e tradicionais associações orquidófilas do Brasil. A entidade reúne produtores e colecionadores de Joinville e região e, durante todo o ano, realiza diversas ações e participa das principais exposições de flores, em diversos locais do país. Além de reunir os orquidófilos associados, a AJAO é aberta à comunidade interessada em apreciar e conhecer mais sobre as técnicas de cultivo de orquídeas. A AJAO também é responsável pela realização da Festa das Flores, reconhecida como Festa Oficial do município, Patrimônio Imaterial de Joinville e, ainda, Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina.

TURISMO DE LUXO

Segundo os dados da Zarpo, agência de turismo, que ao contrário da Decolar.com, não tem surpresas, pois não tem taxas extras na hora de fechar uma compra, revelam uma transformação significativa no comportamento do turista brasileiro de alto padrão nas férias de julho de 2025. A análise de milhares de reservas mostra que, ao contrário dos anos anteriores, as decisões de viagem estão sendo feitas muito mais próximas da data, com a antecedência média caindo para apenas 39 dias, menos da metade do período tradicional de 90 dias. Essa mudança resulta em um aumento expressivo de 58% nas vendas gerais para o mês de julho, com destaque para um crescimento de 60% nas reservas realizadas já dentro do próprio mês. A flexibilização do home office, o calendário mais fragmentado de feriados e a busca por experiências genuínas e qualificadas podem ser alguns dos motivadores para as viagens de última hora e estadias mais curtas, porém intensas. Com duração média de quatro dias, o período das viagens caiu 23%, refletindo uma preferência por momentos de qualidade em estabelecimentos de alto padrão. Vale comentar que o turismo nacional mantém-se em alta, com destaque para as regiões Sudeste e Sul, que concentram 45% das reservas totais. Destinos como Serra da Mantiqueira, Serra Gaúcha e Serra Catarinense, se sobressaem pelo apelo ao ecoturismo, gastronomia e experiências exclusivas. Já o Nordeste também apresenta crescimento relevante de 18%, impulsionado por resorts all-inclusive premium e viagens em família para locais como Costa Verde e Porto de Galinhas.

EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS

O turista de luxo valoriza cada vez mais pacotes que combinam hospedagem com experiências diferenciadas. A gastronomia de alto padrão, com restaurantes assinados, e os centros de wellness são prioridades. Programações especiais para crianças, atividades ao ar livre como trilhas e ecoturismo, além de ambientes que garantem privacidade e atendimento personalizado, completam o perfil dos estabelecimentos mais procurados.

INVESTIMENTOS HOTELEIROS

De fato, o empreendimento hoteleiro que não se renova, que não oferece novas opções de entretenimento, lazer e descanso, que não investe em marketing, acaba sendo superado por um mercado constantemente em evolução. Tanto que o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) estima que o setor hoteleiro nacional receberá cerca de R$ 10,5 bilhões em investimentos até 2028, com a abertura de 152 novos empreendimentos no período. A projeção foi reforçada por Orlando de Souza, presidente do FOHB, durante sua participação no EmDiaCom Associados Visite São Paulo, realizado na última quinta-feira (24), no auditório do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A expectativa é de um crescimento de 8% na oferta de quartos no Brasil até 2028, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que concentram a maioria dos novos projetos. Durante sua fala, Orlando informou os indicadores de desempenho de junho, revelados pelo FOHB, que apontou uma alta de 6,9% na taxa de ocupação, uma diária média 9,2% maior e um RevPAR 16,8% acima do registrado no mesmo mês de 2023. O evento no Aeroporto de Congonhas teve como objetivo aproximar os meios de hospedagem das autoridades de segurança pública e aeroportuária, com foco na infraestrutura e na retomada dos eventos na capital paulista. A programação contou ainda com apresentações da Aena Brasil, nova concessionária do aeroporto, e do Visite São Paulo, que trouxe um panorama atualizado do calendário de eventos da cidade.

ENCATHO & EXPROTEL

A hospitalidade contemporânea está mudando. Hoje, vender um quarto não basta, é preciso emocionar, gerar conexões reais, criar memórias. Com esse olhar, o painel “Não é Sobre Vender Quartos: É Sobre Contar Histórias”, que acontece no dia 31 de julho, das 9h às 9h45, na sala Jurerê, do CentroSul, durante o Encatho & Exprotel 2025, propõe uma reflexão prática e inspiradora sobre o papel do marketing, da narrativa e da experiência na jornada do hóspede. Mediado por Danisa Virmond, gestora do Grupo Vila do Farol, o painel reúne nomes de peso da hotelaria catarinense: Fabiula Moreira, do Costão do Santinho, e Antonio Coradini, do Fazzenda Park Resort. Com base em casos reais, os painéis irão mostrar como marcas consolidadas estão humanizando a comunicação, antecipando demandas e reposicionando suas estratégias para obter resultados que vão muito além da ocupação. “Vamos apresentar ao público que a hospitalidade pode, e deve, ser vivida e vendida com alma, emoção e desvantagens. Marketing não é só sobre tarifa ou postagens nas redes, é sobre conectar estratégia, inspiração e prática real “, destaca Danisa. Segundo ela, o painel traz vídeos comerciais das marcas, mostrando como cada um tem se adaptado ao novo modelo de consumo, além de abordar os desafios no engajamento com equipes, o papel do e-commerce e o fortalecimento da cultura interna.

CONECTANDO DESTINOS

O maior encontro da hotelaria e do turismo do Sul do Brasil, o Encatho, promoverá o painel “Conectando Destinos: A Força dos Influenciadores no Turismo Catarinense” para mostrar, na prática, como o conteúdo produzido por criadores digitais tem sido decisivo na escolha de destinos turísticos catarinense. A proposta é discutir o papel estratégico dos influenciadores na promoção de experiências autênticas, na valorização de roteiros menos explorados e no fortalecimento da imagem dos destinos por meio de narrativas reais, linguagem acessível e conexão direta com o público. O painel acontece no dia 31/07, das 14h20 às 15h, na Sala Jurerê do CentroSul, em Florianópolis, dentro da programação do 36º Encatho & Exprotel 2025, que neste ano traz como tema central “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade”. O painel conta com a moderação de Osny Maciel, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC-SC, e reúne nomes de destaque na criação de conteúdo digital como o perfil @hashtagcuritiba, representado pelas amigas e jornalistas Lívia Pulchério e Lorena Oliva. Mais do que número de seguidores, o painel dos influenciadores pretende debater o impacto da autenticidade, da criatividade e da curadoria de experiências na hora de atrair visitantes e gerar engajamento. Os participantes compartilharão estratégias e cases reais de como suas publicações contribuíram para aumentar o fluxo turístico em diferentes regiões de Santa Catarina, incluindo locais fora do eixo tradicional.

TURISMO & INDÚSTRIA

Setores de indústria e turismo impulsionam desempenho acima da média nacional. O desempenho reafirma a força e a diversidade da economia catarinense, com destaque para os setores da indústria, comércio, serviços e turismo — todos apresentando crescimento acima dos índices nacionais no mesmo período. A produção industrial em Santa Catarina cresceu 4,8%, superando a média brasileira de 1,8%. O comércio teve alta de 7%, contra 2,2% no Brasil. O setor de serviços avançou 5%, enquanto a média nacional ficou em 2,5%. Já o turismo catarinense se destacou com um crescimento de 11,1%, quase o dobro do índice nacional de 6%. Empreendedorismo é destacado como motor da economia com turismo e indústria. O governador Jorginho Mello comemorou o desempenho do estado, atribuindo os resultados ao espírito empreendedor da população: “O crescimento de Santa Catarina vem da nossa indústria forte, do turismo, do agronegócio, mas principalmente porque o catarinense põe a mão na massa e faz acontecer”, afirmou. Ele também ressaltou a geração de empregos como reflexo do bom momento econômico, com mais de 9 mil vagas abertas apenas pelo Sine. Sem dúvidas o Estado se consolida como modelo de produção e competitividade. Já para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o resultado demonstra a qualidade da produção catarinense e sua inserção no mercado internacional: “Estamos produzindo mais, com inovação e exportações para diversos mercados. Isso é resultado de uma produção com excelência e competitividade”, destacou. De acordo com o ranking do Banco Central para o período entre janeiro e maio de 2025, Santa Catarina ficou atrás apenas do Paraná em crescimento de atividade econômica.
ABAX EXPO 2025

Um espaço inédito e exclusivo terá lugar de destaque na ABAV Expo 2025: o Lounge Corporativo & MICE em uma área totalmente dedicada ao turismo de negócios e eventos. A iniciativa é fruto da união estratégica entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional –, Associação das Agências de Viagens Corporativas – ABRACORP – e Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas – ALAGEV –, que reafirmam seu compromisso com o fortalecimento e a inovação do segmento no Brasil. O novo espaço reunirá 30 gestores de viagens e eventos corporativos de grandes empresas nacionais em um ambiente exclusivo, voltado à promoção de networking qualificado, apresentação de soluções personalizadas e tendencias do setor. “O turismo corporativo tem papel fundamental na movimentação da cadeia do turismo como um todo. Com esse espaço, oferecemos um ambiente ideal para estimular conexões estratégicas, gerar negócios e valorizar o papel dos fornecedores que atuam nesse segmento essencial para a economia”, destaca Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional. As entidades parceiras seguem atuando em conjunto para o fortalecimento da ABAV Expo 2025. A ABRACORP está mobilizando associados e empresas especialistas do setor para participação neste espaço inovador. “Uma Associação com a representatividade da ABRACORP não poderia ficar de fora da maior feira de turismo da América Latina”, afirma Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Associação. “O Lounge Corporativo & MICE é uma conquista importante para o nosso setor. A criação desse espaço exclusivo na ABAV Expo reforça a relevância do segmento de eventos e viagens corporativas dentro da cadeia do turismo, além de valorizar os profissionais que movimentam esse mercado. É uma oportunidade única para promover conexões estratégicas, compartilhar soluções e posicionar o Brasil como referência em experiências de negócios. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa ao lado da ABAV Nacional e da ABRACORP”, afirma Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.

GTA CAPACITAÇÕES

As ações de capacitação envolvem uma programação abrangente, que inclui famtours, road shows, eventos presenciais na sede da empresa em São Paulo (SP) e treinamentos virtuais oferecidos pela Academia GTA. Esses treinamentos são conduzidos por executivos da companhia e líderes das 27 representações que a marca mantém em todo o Brasil. A iniciativa reafirma o compromisso da GTA, maior e melhor empresa de seguro viagens do mundo, que investe no fortalecimento do trade turístico e no aprimoramento técnico dos profissionais do setor. Com uma abordagem prática, os conteúdos abordam temas centrais como gestão, técnicas de vendas, apresentação de produtos e coberturas, estratégias de marketing e as principais atualizações do segmento de seguro viagem. Nos próximos meses, a empresa promete intensificar o ritmo das atividades, com novas ações confirmadas em parceria com as redes Enjoy Resorts, Hot Beach e Costão do Santinho. “A capacitação é um dos pilares da nossa atuação. Valorizamos profundamente o trabalho dos agentes de viagem e acreditamos que investir em conhecimento é essencial para o sucesso de todo o trade. Cada profissional treinado representa um cliente mais seguro”, destaca Gelson Popazoglo, diretor comercial da GTA. Com 35 anos de trajetória no setor de seguro viagem nacional e internacional, a GTA – Global Travel Assistance mantém operações exclusivamente B2B, com foco no apoio e valorização do agente de viagem. A empresa conta com uma infraestrutura robusta: são mais de 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação, com capacidade para atender mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo e presença em 17 grandes cidades brasileiras, a GTA é reconhecida como referência no setor e acumula, há 16 anos consecutivos, o Prêmio TOP AVIESP como Melhor Empresa de Seguro Viagem.

MEETING FESTURIS

A ginasta Daiane dos Santos, um dos grandes nomes do esporte brasileiro, está confirmada como painelista do Meeting Festuris deste ano, que ocorre durante a 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. O anúncio de sua presença no palco de conteúdo coincide com a abertura oficial de venda de ingressos para o evento, que reúne lideranças do turismo, empreendedorismo e esporte em uma programação de alto nível. As vendas do 1º lote se iniciaram nesta terça-feira, dia 22, direto no site do Festuris. Entre os dias 14 e 21, aconteceu uma pré-venda com uma promoção exclusiva de “venda às cegas”, e o público respondeu com entusiasmo: promoções de ingressos foram vendidas já no primeiro dia. Os dez primeiros inscritos garantiram suas vagas ainda pela manhã, no primeiro dia. A inscrição número um vem da cidade de Salvador do Sul (RS) e a segunda ocorreu em Pompéu (MG). Outros participantes do top 10 são oriundos de Brasília (2), Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Canoas (RS), Palmeira das Missões (RS) e Itatiba (SP), demonstrando o alcance nacional do evento.

Daiane dos Santos leva ao Meeting sua trajetória inspirada no esporte. Campeã Mundial de Ginástica Artística e bicampeã da Grande Final da Copa do Mundo, o atleta participou de quatro Olimpíadas e é considerado uma referência global na ginástica. Fora das quadras, Daiane é formada em Educação Física, pós-graduada em Gestão Esportiva, comentarista da TV Globo e do SporTV, colaboradora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Embaixadora da ONU Mulheres e idealizadora do projeto social e esportivo Brasileirinhos. Durante sua palestra, a ex-ginasta deve abordar valores fundamentais do esporte, como superação, disciplina e inclusão social, conectando essas temáticas ao turismo, educação e responsabilidade social. Sua explicação será na manhã do dia 7 de novembro, e nas 30 primeiras inscrições poderá participar de um encontro com Daiane dos Santos. Mais informações podem ser obtidas com Julia Bervanger, pelo telefone/WhatsApp: (54) 99955.4934

CATARATAS DO IGUAÇU
As Cataratas do Iguaçu , localizadas na fronteira entre a Argentina e o Brasil, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, foram reconhecidas em quatro categorias do Prêmio Travellers’ Choice — Best of the Best 2025 , entre elas as principais atrações do Brasil e da América Latina. O ranking anual, que elenca “os melhores dos melhores”, foi divulgado nessa terça-feira (22) e é baseado nas avaliações de milhões de turistas usuários da plataforma Tripadvisor. O maior conjunto de quedas-d’água se destaca como principal atração do Brasil e principal atração da América Latina, à frente de grandes atrações como Machu Picchu, no Peru; Cachoeira Boca da Onça, de Bodoquena (MS); Corcovado/Cristo Redentor, Rio de Janeiro (RJ); e Jardim Botânico de Curitiba (PR). Além disso, o atrativo figura entre as 25 melhores atrações do planeta, com a 22.ª posição, junto de atrações internacionais como a Torre Eiffel, na França, e a Grande Muralha da China, sendo a única brasileira entre os nomeados na categoria mundial. No mesmo ranking, o Parque Nacional do Iguaçu se destaca como o atrativo natural mais bem posicionado no mundo, entre construções, sítios destruídos e museus consolidados. Essa é a mais alta categoria dos prêmios do Tripadvisor, e os vencedores do Best of the Best estão entre o 1% dos melhores estabelecimentos mundiais listados na plataforma. E ainda, para comemorar o 25.º aniversário da plataforma, a organização reuniu as atividades preferidas dos viajantes desde 2000, o que colocou as Cataratas no 17.º lugar. Esta é a quinta vez consecutiva que o sorteio ganha o prêmio. O levantamento leva em consideração o número de avaliações e o nível de qualidade descrito pelos usuários do principal site de viagens, informações e opiniões sobre pontos turísticos e hospedagem de todo o mundo. O resultado foi obtido de acordo com 45.670 avaliações genuínas, que geraram uma média de 4,9 numa escala de excelência de 1 até 5. Como a maior plataforma de orientação de viagens do mundo, o Tripadvisor tem autoridade entre viajantes e clientes, com base nas opiniões reais dos avaliados.

BELLA DA SEMANA – LETÍCIA LEAL

Chegou a hora, meu amigo. Aquele momento de parar o que se está fazendo e apreciar o que é genuíno. A cortina está prestes a fechar para o ensaio de Letícia Leal, a nossa descoberta que representa a pura essência da mulher brasileira. Ela não precisa de filtros. Cada curva do seu corpo natural é um argumento, cada olhar é uma confirmação. Letícia é a prova de que a verdadeira sedução mora na autenticidade, sem pudor e sem artifícios. É o tipo de beleza que um homem que constrói seu próprio caminho sabe reconhecer de longe. Agora, ela retorna para o gran finale. Uma última dança, nua, sob um jogo de luzes que revela cada detalhe. É um espetáculo particular, um convite irrecusável para um universo onde a arte da conquista é dominada com maestria.
