No domingo, 25 de maio de 2025, Jaraguá do Sul foi palco de mais uma etapa do Pedal Vale dos Encantos, reunindo 320 ciclistas no trajeto de 29,1 km, com largada no charmoso Parque Malwee. O evento, além de estimular o ciclismo ecológico, proporcionou aos participantes uma imersão nas belezas naturais e no patrimônio cultural da cidade.
Segundo o Diretor de Turismo, Elton Correia, o evento ultrapassa a ideia de um simples passeio:
“O Pedal Vale dos Encantos é uma vivência que une esporte, turismo sustentável e preservação ambiental. Os ciclistas puderam conhecer pontos icônicos como o Parque Malwee, Praça Húngara, Igreja de Santo Estêvão e o encantador Vale Tombado do Rio da Luz, que conta nossa história e cultura. Foi uma experiência gratificante ver tantas pessoas integradas com a natureza e entre si.“
Com foco em turismo consciente, o Circuito Vale dos Encantos propõe uma pedalada contemplativa, planejada para valorizar o trajeto, estimular a apreciação das paisagens naturais, promover saúde e bem-estar, além de gerar integração entre os municípios do Vale do Itapocu.
A realização foi do Colegiado de Turismo da AMVALI e do CIGAMVALI, com organização da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da empresa NOMAS, em parceria com a Toniolli Mídias. O evento contou ainda com o apoio de empresas como Banana Schmitt, Prociclo Bike Shop, DLB Bike e BKR Bike Services.
Com 500 km de extensão, o Circuito Vale dos Encantos conecta as cidades de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, e é dividido entre duas rotas:
Rota Serra: trilhas rurais com subidas desafiadoras, cachoeiras, montanhas e vales.
Rota Mar: percurso que vai do litoral ao interior, passando por planícies litorâneas e estradas de terra.
Além disso, o circuito oferece desafios extras, com trajetos curtos que alcançam altitudes impressionantes e paisagens de tirar o fôlego.