Na segunda-feira (18), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú assinou o termo de execução cultural com os proponentes dos projetos selecionados pelo Edital de Chamamento Público nº 005/2024. A partir da assinatura, os agentes culturais têm até 12 meses para executar os projetos, os quais vão ser desenvolvidos com recursos financeiros da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O dinheiro já foi depositado na conta bancária dos proponentes.
Em outubro, foram selecionados sete projetos de festivais, mostras e/ou feiras de linguagens culturais diversas (saiba quais são no fim do texto). O edital é feito com recursos do governo federal, repassados pelo Ministério da Cultura. O montante para Balneário Camboriú é de R$ 535.990,00, que serão distribuídos em sete cotas iguais de R$ 76.570,00.
Sobre a PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) visa estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada nos próximos cinco anos, conforme Lei nº 14.399 de 8 de julho de 2022, Decreto nº 11.470 de 18 de outubro de 2023 e demais normativas publicadas pelo Ministério da Cultura (MinC). Por meio da PNAB, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi com a Lei Aldir Blanc 1 e com a Lei Paulo Gustavo.
Projetos que serão desenvolvidos em até 12 meses em Balneário Camboriú
- 2º SOL RINDO – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú. Edição: Pulverizandoo Riso!
- 8º FECONTHI BC – Festival de Contadores de Histórias em Balneário Camboriú – Tema Memórias Afro-Narrativas
- TRA TUM DUM – 1º Festival de Percussão Afro-Brasileira de Balneário Camboriú
- 9º Festival Sarau da Tainha
- Festival Urbanidades: a Rua é Delas
- Mostra Fotográfica: Olhares da Negritude de Balneário Camboriú
- Primeiro Festival Burlesco de Balneário Camboriú
Tags sugeridas: