O município de Porto Belo aderiu oficialmente ao ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/SC voltada para a transformação da gestão pública, promoção da inovação e fomento ao desenvolvimento econômico local.
Nesta nova etapa, o programa oferecerá soluções estratégicas para promover a inclusão socioprodutiva, o fortalecimento das micro e pequenas empresas e a capacitação do empreendedor local. O lançamento do ciclo aconteceu na última quarta-feira (28), na Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, reunindo autoridades, empresários e a imprensa.
Entre os eixos temáticos implementados estão:
Gestão Pública e Políticas Públicas
Lideranças Locais e Governança
Simplificação de Processos
Sala do Empreendedor
Compras Públicas e Acesso ao Crédito
Empreendedorismo na Escola
Inclusão Socioprodutiva e Vocacional
Inovação e Conexão com o Mercado
A gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, reforçou que o foco do ciclo atual está em capacitar gestores públicos, qualificar empreendedores e gerar emprego e renda.
“É um trabalho personalizado, que aproxima o poder público dos empresários e fortalece as lideranças locais”, afirma Juliana.
Entre as soluções Premium oferecidas estão o Programa Qualifica Empreendedor Azul, o Programa Força Mulher, o projeto Arte Catarina Prata e um pacote de inovação que conecta empresas, startups, universidades e órgãos públicos, incentivando a troca de conhecimento e o crescimento colaborativo.
O prefeito Joel Lucinda destacou que a parceria com o Sebrae/SC é essencial para preparar Porto Belo para o futuro:
“Somos uma cidade em constante expansão, principalmente na construção civil. Precisamos capacitar nossa população e empresários para esse crescimento.”
A presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zene Drudoski, também destacou o impacto positivo da iniciativa:
“Nenhum município deveria atuar sem o apoio do Sebrae. O Programa Cidade Empreendedora aproxima o poder público do microempreendedor com ações concretas e resultados visíveis.”
![]()
![]()








