A Praia Central de Balneário Camboriú está 100% própria para banho, segundo o relatório divulgado nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Este é um marco inédito desde 2022, quando a praia chegou a registrar 100% dos pontos impróprios para banho devido a problemas no sistema de esgoto.
Além da Praia Central, outras praias da região também estão próprias para banho, como Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. Dos 15 pontos de coleta analisados pelo IMA, apenas a Lagoa de Taquaras está imprópria.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou as melhorias realizadas: “Estamos substituindo as membranas da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e licitando o tratamento preliminar. Essas ações vão aumentar a eficiência da ETE e garantir que a Praia Central continue própria para banho.”
Melhorias na ETE:
- Substituição de membranas: Foram trocadas 2 mil membranas não originais na lagoa de aeração da ETE, localizada no Bairro Nova Esperança.
- Licitação para reforma: A Emasa relançou a licitação para obras de reforma e ampliação do tratamento preliminar da ETE, com investimento estimado em R$ 35,5 milhões.
- Benefícios: As melhorias incluem intervenções nos sistemas elétricos, hidráulicos, gradeamento, peneiramento e remoção de gordura, garantindo maior eficiência no tratamento de esgoto.