A Prefeitura de Balneário Camboriú dará início, no mês de março, ao processo de discussão do novo Plano Municipal de Turismo (PMT), que irá orientar as políticas públicas do setor no período de 2026 a 2036. A condução dos trabalhos ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, com participação de instituições públicas, entidades da sociedade civil organizada e da comunidade em geral.
O PMT é um instrumento estratégico de planejamento que direciona ações governamentais voltadas ao fortalecimento das atividades turísticas no município. A construção do novo plano será estruturada em três eixos principais: planejamento, segmentação turística e inovação e empreendedorismo.
Para organizar o processo, a Secretaria estabeleceu um cronograma oficial, com lançamento previsto para o dia 17 de março. Na sequência, será aberta consulta pública on-line, permitindo ampla participação popular por meio de plataformas digitais.
Em maio, está prevista a primeira reunião com os delegados, quando serão debatidos os eixos temáticos. Um novo encontro ocorrerá em meados de junho, mês em que também será realizado o fórum de validação das propostas. A consolidação do plano está prevista para o segundo semestre, após a conclusão das etapas de debate e consulta pública.
De acordo com o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos, a fase de pré-discussão já foi iniciada com a estruturação da estratégia de comunicação que dará suporte ao processo. “Estamos trabalhando internamente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para alinhar estratégias e ferramentas digitais que garantam transparência, unidade e efetividade à comunicação do PMT ao longo de todo o processo”, afirmou.






