Prefeitura de Itapema cobra fiscalização rigorosa do contrato da Conasa e recebe técnicos da AGIR

Prefeitura de Itapema cobra fiscalização rigorosa do contrato da Conasa e recebe técnicos da AGIR

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
fiscalização da Conasa,saneamento em Itapema,contrato de concessão,AGIR,Prefeitura de Itapema

Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito Alexandre Xepa, acompanhado do secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia, recebeu técnicos da AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação para uma reunião técnica voltada à avaliação do contrato de concessão do sistema de esgotamento sanitário, operado pela Conasa, em Itapema. Durante o encontro, foram discutidos aspectos técnicos da operação, manutenção das redes, prazos de atendimento, medidas corretivas adotadas e a necessidade de maior rigor no cumprimento das cláusulas contratuais.

A reunião teve como foco o reforço da fiscalização do contrato, dentro de um acompanhamento que já vinha sendo realizado pelo Município desde março de 2025. Também estiveram em pauta a análise das obrigações previstas em contrato, as metas operacionais estabelecidas e os protocolos de resposta da concessionária diante de ocorrências no sistema.

fiscalização da Conasa,saneamento em Itapema,contrato de concessão,AGIR,Prefeitura de Itapema

Denúncia motivou fiscalização ampliada

Uma denúncia formalizada pela Prefeitura de Itapema em 28 de dezembro de 2025, relacionada a um episódio de transbordamento de esgoto, motivou a solicitação de uma fiscalização específica da AGIR sobre a atuação da Conasa. A partir da reunião, ficou definido que a equipe técnica da agência reguladora permanecerá ao longo do dia no município, realizando levantamentos, acompanhamentos e verificações relacionadas à concessão do serviço.

O prefeito Alexandre Xepa destacou que a atuação do Município é permanente e não se limita a situações pontuais. “Quando ocorre qualquer problema, a Prefeitura age, registra denúncia e cobra providências. Nosso papel é fiscalizar o contrato e garantir que a concessionária cumpra todas as obrigações previstas”, afirmou.

O secretário Marcelo Correia reforçou que a reunião integra um processo contínuo de acompanhamento da concessão. “Estamos intensificando o controle sobre o contrato, cobrando respostas técnicas, prazos e soluções. A atuação da AGIR é fundamental para garantir que a Conasa cumpra o que está previsto e que o serviço funcione de forma adequada”, destacou.

Fiscalização do contrato segue como prioridade

A reunião e a permanência da equipe da AGIR em Itapema fazem parte de um conjunto de ações adotadas pela Prefeitura de Itapema para ampliar o controle e a fiscalização da concessão do esgotamento sanitário. As medidas têm como foco a melhoria contínua dos serviços, a prevenção de novas ocorrências e a proteção da saúde pública e do meio ambiente.

O Município segue acompanhando os desdobramentos da denúncia e as providências exigidas da concessionária, reforçando o compromisso com transparência, fiscalização efetiva e responsabilidade na gestão do saneamento básico.

Relacionados